A falta de Auditores-Fiscais do Trabalho é apontada no programa como um dos problemas que precisa ser resolvido para promover o trabalho decente
O trabalho escravo é o tema do programa Antes & Depois da Lei, da TV Justiça, veiculado no dia 31 de março. A atuação da fiscalização do trabalho no Brasil, como uma arma de combate a escravidão moderna, é destacada pelo programa.
A reportagem aborda os avanços na lei brasileira para promover o trabalho decente, mas critica a falta de um aparato suficiente para fazer a repressão a este tipo de crime. Aponta o déficit de Auditores-Fiscais do Trabalho, que atualmente corresponde a 1/3 do quadro fiscalização, como um problema que precisa ser resolvido para promover o combate ao trabalho escravo.
A Auditora-Fiscal do Trabalho Marinalva Dantas está entre os entrevistados. Ela atuou por vários anos no Grupo Especial de Fiscalização Móvel, resgatando trabalhadores por todos os cantos do país. O outro entrevistado é o Auditor-Fiscal André Roston, atual chefe da Divisão de Erradicação do Trabalho Escravo do Ministério do Trabalho e Previdência Social. O programa ainda lembra a Chacina de Unaí e mostra várias imagens de fiscalizações em que trabalhadores foram encontrados em situação análoga à de escravos e libertados.
Clique aqui para conferir a íntegra do programa.