SC: Auditores-Fiscais pedem fortalecimento da categoria durante audiência em Florianópolis


Por: SINAIT
Edição: SINAIT
16/11/2015



Dirigentes do Sinait e Auditores-Fiscais de Santa Catarina participaram da Tribuna Livre, no dia 9 de novembro, na Câmara Municipal de Florianópolis. O debate, promovido pela Casa, visa fomentar manifestações da sociedade sobre assuntos de interesse público e o primeiro ponto da pauta foi a segurança dos trabalhadores.


De acordo com a diretora do Sinait, Lilian Carlota Resende, o Brasil é o 4º país do mundo com o maior número de acidentes no trabalho. Santa Catarina é o 6º estado brasileiro em casos de acidentes, chegando a 50 mil ocorrências por ano. Segundo ela, uma parte desta realidade é a redução significativa do número de profissionais capacitados para fiscalizar e evitar tragédias nas empresas. “Hoje há bem menos fiscais do que há 20 anos. O que venho pedir é que vocês se unam à nossa luta solicitando ao governo o aumento do número de Auditores-Fiscais do Trabalho”.


A delegada sindical do Sinait em Santa Catarina, Maria de Lourdes da Silva Medeiros, falou dos desafios dos Auditores-Fiscais do Trabalho no país. Denunciou a falta de investimento na fiscalização do trabalho decorrente do desprestígio político do Ministério do Trabalho. “Estamos com escassez de recursos, defasagem tecnológica, déficit na quantidade de servidores de apoio e sucateamento de prédios”.


Além disso, a delegada sindical, na Tribuna Livre, aproveitou ainda para ler a “Carta de João Pessoa” produzida pela categoria no 33º Encontro Nacional dos Auditores-Fiscais do Trabalho – Enafit que aconteceu na Paraíba, em setembro, deste ano. O documento ressalta a importância social, econômica e arrecadatória da categoria na preservação dos direitos, vida e saúde do trabalhador e promoção da inclusão social.


Segundo Lourdes Medeiros, os Auditores-Fiscais atuam firmes no combate ao trabalho escravo e infantil e na prevenção de acidentes de trabalho que envergonham a nação brasileira. “Precisamos fortalecer a categoria para reduzir tantas mazelas presentes em Santa Catarina e no Brasil”.


Participaram ainda da audiência os Auditores-Fiscais Celso José de Araújo Freitas, Fernando Lima da Cruz, Francisco Murilo Vessling, Juscelino Xavier de Souza Rocha, Lizete Beckhauser Leite, Mauro Pezarico e Rogério Rangel. 


Leia “Carta de João Pessoa na íntegra.

Categorias


Versão para impressão




Assine nossa lista de transmissão para receber notícias de interesse da categoria.