O segundo curso de atualização do 33º Enafit foi sobre “Rotinas de otimização do computador para facilitar o uso dos Sistemas de Fiscalização”, ministrado pelos Auditores-Fiscais do Trabalho Marcelo Amorim Ferrari - MT e Wlaudecyr Antonio Goulart, ambos do Mato Grosso, na manhã desta quarta-feira, 16 de setembro.
O curso abordou as dificuldades que o Auditor-Fiscal do Trabalho encontra rotineiramente no uso dos sistemas informatizados e acessos via web da fiscalização.
Os monitores falaram da adequação dos hardwares - computadores pessoais e notebooks -, uma vez que, cada vez mais, os sistemas exigem equipamentos com configurações avançadas, permitindo não só a compatibilidade de softwares, mas velocidade de processamento desejável.
A importância da segurança para proteção, tanto do hardware quanto dos dados, foi destacado como fator fundamental ao bom funcionamento do equipamento e garantia da integridade dos arquivos armazenados. Daí a necessidade de boas ferramentas de proteção - antivírus, firewall, senhas de acesso.
Atenção especial também é dada à navegação via web, que exige cada vez mais cuidados a fim de bloquear ou não permitir ameaças potenciais de danos aos dados e invasões indesejadas no computador que possam comprometer o perfeito funcionamento do equipamento.
Por fim, Marcelo e Wlaudecyr detalharam todos os sistemas e acessos web necessários ao cotidiano da Auditoria-Fiscal do Trabalho, a instalação dos programas e quais plataformas estão mais adequadas ao seu perfeito funcionamento - sistemas operacionais, navegadores de internet, conexão virtual de acesso à rede do MTE – VPN, entre outros.