O livro “A Dama da Liberdade”, que conta a história de luta e vida da Auditora-Fiscal do Trabalho Marinalva Dantas, foi lançado no dia 20 de agosto no Parque Shopping Belém, na capital paraense. O evento foi durante o programa de entrevista “Café com Você”, vinculado ao jornal Diário do Pará, atualmente sob a direção do autor da obra, o jornalista Klester Cavalcanti. Os dirigentes do Sinait, Rosângela Rassy e Orlando Vila Nova, além de diversos Auditores-Fiscais do Pará, prestigiaram o evento, que contou a presença de Marinalva.
A obra “A Dama da Liberdade” relata os desafios de Marinalva Dantas, que durante muitos anos, como coordenadora de um Grupo Móvel de fiscalização do Ministério do Trabalho e Emprego - MTE, dedicou sua vida à causa da libertação de trabalhadores da escravidão contemporânea no país.
O livro narra, entre várias histórias, um episódio acontecido na fazenda Macaúba, em Marabá, no sudeste do Pará, quando 52 pessoas que viviam em condições de trabalho subumanas foram libertadas. Para construir a narrativa, o escritor Klester Cavalcanti vasculhou mais de 20 anos de arquivos do Grupo Móvel do MTE e entrevistou dezenas de pessoas, o que exigiu cinco anos de pesquisa para escrever a biografia de Marinalva Dantas.
A Auditora-Fiscal foi também entrevistada pelo jornal Diário do Pará. Confira. clique aqui para acessar o link.