Filiados vão decidir a nova mensalidade do Sindicato
O Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais do Trabalho - Sinait convoca seus filiados para a Assembleia Geral Nacional - AGN, que será realizada nos dias 30 e 31 de outubro, das 9 às 21 horas. A votação será pelo sistema eletrônico e a categoria vai deliberar sobre o reajuste da mensalidade do Sindicato.
No dia 15 de outubro, a direção do Sinait encaminhou, por e.mail, para todos os filiados, a Carta nº 399/2014 com informações sobre o reajuste. As sugestões para a nova mensalidade poderão ser analisadas na página específica para votação, que será disponibilizada na área restrita do site nos dias 30 e 31 de outubro, durante a AGN.
“O último reajuste, aprovado em Assembleia Nacional, convocada para este fim, ocorreu em 2009. Depois disso, foram feitas apenas correções automáticas na mensalidade paga pelos filiados, mas que têm se mostrado insuficiente para atender as demandas da categoria”, explica a presidente do Sinait, Rosa Jorge.
Das duas propostas de reajuste a serem apreciadas pelos filiados, uma é com base no menor subsídio da categoria (1,5%), com uma importância fixa e igual para todos. A outra incide sobre o subsídio de cada Auditor-Fiscal do Trabalho (1,2% do subsídio de cada um).
Há necessidade de intensificar, ainda mais, a atuação do Sinait na defesa dos Auditores-Fiscais do Trabalho, e isso exige mobilização permanente e vigilância constante para assegurar as prerrogativas e direitos da categoria. De acordo com a presidente Rosa Jorge, essa luta não está restrita apenas à categoria dos Auditores-Fiscais do Trabalho, mas a todos os servidores públicos federais.
Entre as muitas batalhas travadas, a presidente do Sinait destaca a campanha salarial conjunta com as entidades que representam os Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil.
Segundo Rosa Jorge, o histórico de trabalho em parceria com a Receita tem exigido, em pé de igualdade, a participação em campanhas, contratação de assessorias, entre outras iniciativas, a custos cada vez mais elevados. E a parceria se faz necessária porque as duas categorias são regidas pela mesma Lei e têm a mesma tabela salarial. “Essa união tem resultado em importantes vitórias, a exemplo da remuneração por subsídio, e é uma parceria estratégica para a categoria”, avaliou.
Rosa Jorge também destaca o aumento das ações administrativas e judiciais executadas pelo Sinait, em prol de seus filiados e da categoria, quer sejam coletivas ou individuais, que requerem o reforço da equipe técnica do Sindicato, por meio da contratação de novos profissionais para dar conta das demandas.
A nova estrutura do Sinait, decorrente da aprovação do Estatuto, aprovado em AGN em agosto de 2011, requer novas demandas, como a criação de Delegacias Sindicais nos Estados e a realização do Congresso Nacional dos Auditores-Fiscais do Trabalho – Conait. Ambos têm qualidade de instâncias deliberativas da entidade, cujos componentes são escolhidos pelos filiados e as estruturas são mantidas pela mensalidade do Sindicato Nacional.
Atualmente são 28 Delegacias Sindicais – DSs, uma em cada unidade da Federação e duas em São Paulo. Para garantir a instalação e o adequado funcionamento dessas DSs, com condições mínimas para atendimento e apoio aos filiados na base, o orçamento atual do Sinait é absolutamente insuficiente.
Para os dirigentes do Sinait, somente com o aumento da arrecadação é que o Sindicato poderá prover o funcionamento de sua estrutura, com repasses para as DSs e Fundos - como o Fundo de Mobilização - realizar o Conait, e também garantir o suporte necessário para avançar na defesa dos interesses e direitos dos Auditores-Fiscais do Trabalho, especialmente nas mobilizações da campanha salarial que se projeta após as eleições.
Como acessar a área restrita para participar da AGN
Para acessar a área restrita do site do Sinait, o filiado deve usar seu CPF como login e digitar sua senha. Caso não tenha ou não lembre da senha, clique na opção “não tenho senha” ou “esqueci minha senha” e preencha os campos solicitados. Automaticamente o sistema enviará uma nova senha para o e.mail indicado pelo filiado no cadastro do Sinait.
O Edital de Convocação para a AGN foi publicado no Diário Oficial da União – DOU, do dia 15 de outubro.