O vice-presidente do SINAIT, Carlos Alberto Teixeira participou nesta quarta-feira 10, da primeira reunião do ano da Comissão Nacional para Erradicação do Trabalho Escravo (Conatrae), em Brasília. Em pauta a organização do 1º Encontro Nacional de Combate ao Trabalho Escravo, previsto para ocorrer no período de 25 a 27 de maio na capital federal.
Carlos Alberto, colocou o SINAIT à disposição da CONATRAE para ajudar na promoção do evento.
As sugestões para fechar a programação do encontro devem ser encaminhadas pelo email [email protected] até o dia 4 de março.
Durante a reunião, os integrantes da CONATRAE comemoraram a criação da Frente Parlamentar Mista pela Erradicação do Trabalho Escravo, anunciada no Senado, na mesma tarde. A frente é formada por 195 deputados federais e 55 senadores que assinaram o termo de sua criação e vai atuar em defesa da erradicação do trabalho escravo.
O anúncio foi feito durante a sessão especial do Senado sobre o Dia Nacional de Combate ao Trabalho Escravo, celebrado em 28 de janeiro.
No ano passado, 3.754 trabalhadores foram encontrados em condições análogas à escravidão. Nos últimos 15 anos aproximadamente 40 mil pessoas foram resgatadas pelo Grupo Móvel de Fiscalização, coordenado pelos AFTs.
A próxima reunião da CONATRAE está marcada para o dia 17 de março em Brasília, quando será apresentada a programação final do 1º Encontro Nacional de Combate ao Trabalho Escravo.
Reunião itinerante – A primeira reunião itinerante, deste ano, da Conatrae será no Rio de Janeiro no dia 7 de abril. O estado foi escolhido para a visita por causa da recente explosão de casos de trabalho escravo constatados nos últimos meses. Em breve a Comissão Executiva da CONATRAE agendará uma data para visitar o estado de Mato Grosso, onde as ações de combate ao trabalho escravo e de reinserção de trabalhadores resgatados no mercado de trabalho estão sendo consideradas modelo para outros estados.