O vice-presidente de Inativos e Atividades Assistenciais do SINAIT, Marco Aurélio Gonsalves, e a AFT/DF, Maria Cândida Silva Carvalho, representaram o SINAIT na Sessão Solene em homenagem aos aposentados realizada nesta segunda-feira 29 na Câmara dos Deputados. A sessão, alusiva ao Dia Nacional dos Aposentados, comemorado em 24 de janeiro, foi requerida pelos deputados Cleber Verde (PRB/MA), e Arnaldo Faria de Sá (PTB/SP), e presidida pelo deputado Mauro Benevides (PMDB/CE).
A luta do Movimento dos Servidores Públicos, Aposentados e Pensionistas (Mosap) - do qual o SINAIT é integrante – pela aprovação da Instalação da Comissão que vai analisar a PEC 555/06, foi destacada pelo deputado Cleber Verde no início da Sessão. A proposta põe fim à cobrança da contribuição previdenciária sobre os proventos de aposentadorias e pensões no serviço público e teve sua primeira vitória na semana passada quando o presidente da Câmara, Michel Temer, autorizou a sua instalação nesta terça-feira 30.
A aprovação do projeto que extingue o Fator Previdenciário foi defendida pelo deputado Cleber Verde durante a sessão solene. “O Fator Previdenciário penaliza o trabalhador e os aposentados não podem pagar pelo déficit da Previdência Social. O mínimo que o governo pode fazer é reajustar suas aposentadorias”.
Para ser derrubado, o Fator Previdenciário precisa,ainda, ser votado no plenário. Em seu discurso, o deputado Arnaldo Faria de Sá (PTB/SP) convocou as Centrais Sindicais para fazer esta votação acontecer, pois segundo ele a luta é das Centrais, para quem ainda vai se aposentar, e não para quem já trabalhou e deveria estar vivendo com dignidade a sua aposentadoria. E reforçou que o projeto que trata das perdas salariais dos aposentados não visa ao pagamento dos atrasados.
A previdência privada também foi descartada pelo deputado “o que queremos é a Previdência Social Pública, gerida pelo trabalhador e pela sociedade brasileira”, destaca Arnaldo Faria.
As perdas sofridas pelos aposentados nos últimos anos permearam a maioria dos discursos dos parlamentares, bem como as políticas públicas do governo e a concentração de riquezas.
Para o presidente da Associação dos aposentados do ABC paulista, e ex-deputado federal , Benedito Marcílio Alves da Silva, “ a maior homenagem que os aposentados poderiam receber pelo seu dia é a liberação dos projetos que os beneficiam e que há sete anos estão na casa sem aprovação”.
O presidente da Confederação Brasileira de Aposentados e Pensionistas - COBAP, Valei Martins, lembrou que “este é um ano de eleições e os aposentados devem votar em quem vai ajudá- los”.