Os participantes do I Fórum de Discussão das Condições de Trabalho das Unidades Administrativas do Ministério do Trabalho e Emprego - MTE aprovaram em plenária o ranking de prioridades das reivindicações dos servidores da casa - relatório que servirá de instrumento de gestão para nortear as ações estruturais e de logística da administração da pasta, visando à melhoria das condições de trabalho.
A lista de reivindicações vai desde a melhoria da infaestrutura, passando pelo atendimento, logística, patrimônio, almoxarifado e outros. Entre as principais prioridades eleitas estão a manutenção periódica das instalações elétricas, hidráulicas e outras; ampliação e reformas prediais, aquisição de equipamentos de informática; acesso a internet e a interligação da rede entre as unidades; aquisição de veículos e manutenção da frota.
Fruto de discussões estaduais realizadas durante o mês de fevereiro, a etapa nacional do fórum serviu de espaço para definir as prioridades para a melhoria das condições de trabalho dos servidores do órgão. O evento foi promovido nesta quarta e quinta-feiras (3 e 4), no Saint Paul Park Hotel, em Brasília.
O fórum contou com representantes das Superintendências, escolhidos durante a etapa estadual e de dois representantes de cada entidade sindical nacional - Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais – SINAIT; Confederação Nacional dos Trabalhadores em Seguridade Social - CNTSS; Federação Nacional dos Sindicatos de Trabalhadores em Saúde, Trabalho, Previdência e Assistência Social – FENASPS e Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Federal – CONDSEF.
Apenas os estados do Acre e do Pará não realizaram os fóruns estaduais, solicitados pela Secretária Executiva do MTE, e não houve, por parte dos gestores dessas SRTEs explicações quanto aos motivos pelos quais os encontros deixaram de ser feitos, o que segundo a presidente do SINAIT Rosângela Rassy “isto é inaceitável, pois esta era a oportunidade de selar com o governo os prazos para o cumprimento das reivindicações por melhores condições de trabalho, feitas por servidores administrativos e AFTs”.
De acordo com o vice- presidente adjunto de Normatização Técnica e Assuntos Legais do SINAIT, Benvindo Coutinho Soares, que representou o Sindicato, no evento, “o documento resultante do fórum demonstra um grande avanço para os servidores do MTE, uma vez que foi originado de consultas prévias feitas nas bases".
O presidente de Normatização Técnica e Assuntos Legais, Sylvio Barone, também participou do evento representando o SINAIT.