O SINAIT protocolou, no dia 16 de dezembro, o pedido de ingresso em Ação Popular que discute possíveis irregularidades no Concurso Nacional Unificado (CNU), no que se refere ao provimento de cargos de Auditor-Fiscal do Trabalho.
Na manifestação, o SINAIT destaca a importância de uma apuração rigorosa, com a devida responsabilização dos envolvidos, mas sem prejuízo aos candidatos que agiram de boa-fé. Nesse sentido, defende que a solução adotada preserve a continuidade do concurso e das nomeações de novos servidores públicos, essenciais ao fortalecimento da fiscalização trabalhista.
A diretora do Sindicato Nacional Rosa Jorge reforça o histórico de atuação do SINAIT em defesa do concurso público como instrumento fundamental para o fortalecimento da Inspeção do Trabalho no país. “Acompanhamos todas as etapas do concurso da carreira e lutamos pela realização do certame e a efetiva posse dos aprovados”.
A advogada Miriam Cheissele, sócia do Cassel Ruzzarin Advogados, escritório que presta assessoria ao Sindicato, destaca que “a intervenção do SINAIT é importante para qualificar o debate judicial, trazendo uma visão institucional da carreira e contribuindo para que eventuais irregularidades sejam apuradas com responsabilidade, sem generalizações que possam comprometer candidatos aprovados legitimamente”.
A ação foi proposta na Justiça Federal do Distrito Federal, e o pedido de ingresso do SINAIT aguarda análise judicial.