SINAIT acompanha projetos na volta dos trabalhos legislativos


Por: SINAIT
Edição: SINAIT
03/02/2010



3-2-2010 – SINAIT


 


O SINAIT, em seu trabalho diário de acompanhamento dos trabalhos legislativos, está atento aos projetos apresentados e em tramitação. Busca informações nas Comissões da Câmara e do Senado, além de receber todos os boletins informativos das duas Casas, assim como diretamente dos gabinetes de diversos parlamentares.


Assim, tomou conhecimento do Projeto de Lei 6.661/2009, que prevê como ponto de avaliação positiva do servidor público o fato de ele ser doador de sangue. A proposta, do deputado Edmar Moreira (PR/MG), tem como justificativa incentivar os servidores a se tornarem doadores habituais e valorizar ações sociais dos servidores.


Porém, o SINAIT entende que este “critério” nada tem de técnico, e invade a privacidade dos indivíduos. “Doação de sangue é ação voluntária, decisão que pode ser relacionada com crenças religiosas, limitações de saúde, ou mesmo um receio de foro íntimo”, observa a presidente do SINAIT, Rosãngela Rassy. Ela afirma que o Sindicato entrará em contato com as Comissões de Trabalho, de Administração e Serviço Público; de Seguridade Social e Família; e de Constituição e Justiça e de Cidadania, por onde o PL tem que passar.


 


Representantes no local de trabalho


Outra proposta acompanhada pelo SINAIT é o Projeto de Lei do Senado – PLS 252/2009, da senadora Marisa Serrano (PSDB/MS), que propõe regulamentação ao artigo 11 da Constituição Federal. Diz o artigo 11:


“Art.11 – Nas empresas de mais de duzentos empregados, é assegurada a eleição de um representante destes com a finalidade exclusiva de promover-lhes o entendimento direto com os empregadores”.


Segundo a senadora e o relator Cristovam Buarque (PDT/DF), que recomenda a aprovação do PLS, apesar de o direito estar inscrito na Carta Magna, ele não é colocado em prática. O PLS prevê as premissas, os deveres, como será a eleição, tempo de mandato, garantias, etc. Enfim, regulamenta as condições para que se cumpra o artigo constitucional.


Este PLS é apoiado pelo SINAIT, que estará acompanhando sua tramitação, atualmente na Comissão de Assuntos Sociais do Senado.

Categorias


Versão para impressão




Assine nossa lista de transmissão para receber notícias de interesse da categoria.