29-1-2010 – SINAIT
O local escolhido pela Associação dos AFTs de Pernambuco – AFITEPE para comemorar o Dia do Auditor Fiscal do Trabalho e protestar contra a impunidade dos envolvidos na Chacina de Unaí foi a garagem da SRTE/PE. Lá se reuniram AFTs e convidados.
Os AFTs pernambucanos prestigiaram o momento e discutiram sobre a importância da data para a carreira de auditoria fiscal do MTE, muitas vezes ameaçada nos locais de fiscalização, por empregadores, principalmente no meio rural. Houve também palestra sobre o tema na parte da tarde, na sede da SRTE/PE.
Depois do café, os AFTs foram para a frente da SRTE/PE, e também percorreram os locais de atendimento ao público distribuindo o Manifesto em protesto à impunidade do Caso Unaí, que está completando seis anos.
No texto, elaborado pelo SINAIT, os AFTs demonstram indignação pedindo justiça e exigindo "Julgamento Já!", pois o crime não pode cair no esquecimento. O Manifesto diz que Erastótenes, João Batista, Nelson e Ailton (motorista) foram vítimas da intolerância, da afronta ao Estado, do desrespeito à Lei. Como outrora os coronéis de hoje, acham que podem resolver tudo na violência. Um retrato típico do Brasil, os algozes quiseram intimidar o Estado, barrrar a fiscalização e impedir a defesa do direito dos trabalhadores.
Com informações da assessoria de imprensa da AFITEPE