Seis novos Auditores-Fiscais do Trabalho tomaram posse, no dia 11 de dezembro, na Gerência Regional do Trabalho e Emprego – GRTE, em Santa Maria, no Rio Grande do Sul. A solenidade marcou o ingresso dos servidores na carreira de Estado responsável pela fiscalização do cumprimento da legislação trabalhista e pela promoção do trabalho decente.
Os novos Auditores-Fiscais foram recepcionados pelo gerente regional do Trabalho, Rudinei Previatti da Silva, que destacou, em seu discurso, a relevância e a responsabilidade da função assumida. “A partir de agora, vocês assumem uma carreira que exige coragem, independência, empatia, preparo técnico e profundo compromisso com o interesse público”, afirmou.
Em sua fala, o gerente ressaltou que a atuação do Auditor-Fiscal do Trabalho exige equilíbrio entre firmeza e humanidade, rigor e sensibilidade, autoridade e capacidade de escuta. “Ser Auditor-Fiscal do Trabalho significa estar, diariamente, diante de decisões que podem mudar realidades. Cada ação fiscal tem o potencial de proteger vidas, garantir direitos, promover concorrência leal e fortalecer um país que busca ser mais justo”, enfatizou.
Rudinei Previatti também lembrou que os empossados passam a integrar uma carreira de Estado, com a missão de servir à sociedade brasileira e às gerações presentes e futuras. “Vocês ingressam em uma carreira de Estado e servirão ao Brasil. Sejam bem-vindos à Auditoria-Fiscal do Trabalho”, concluiu.
A solenidade contou ainda com a participação da procuradora do Trabalho Bruna Iensen Desconzi e do presidente do Sindicato dos Empregados no Comércio de Santa Maria, Rogério Gomes dos Reis, que prestigiaram o momento e destacaram a importância do fortalecimento da Auditoria-Fiscal do Trabalho para a proteção dos direitos dos trabalhadores.