Os diretores da Delegacia Sindical do SINAIT na Bahia (DS-BA) Wellington Maciel, vice-presidente; Diva Souza, diretora, e os Auditores Fiscais do Trabalho aposentados José Batista e Moacyr Magalhães reuniram-se com o deputado federal Zé Neto (PT/BA), nesta sexta-feira, 17 de outubro, no escritório de representação do parlamentar, em Feira de Santana (BA). Na pauta, pedido de assinatura do requerimento de apensamento da PEC 6/2024 à PEC 555/2006. A PEC 6 trata da extinção gradual da contribuição previdenciária dos aposentados e pensionistas do serviço público federal e precisa ser apensada à PEC 555, que já se encontra em estágio avançado de tramitação.
Os diretores Wellington Paulo e Diva Souza explicaram ao deputado a injustiça histórica dos aposentados que continuam pagando a previdência social, apesar de estarem aposentados.
Destacaram ainda que o SINAIT, com outras entidades, está fazendo intenso trabalho parlamentar a fim de angariar as assinaturas. Explicaram que, em julho deste ano, a categoria conquistou 308 assinaturas. “É uma vitória de mais de um ano de trabalho concentrado do SINAIT, do Instituto Mosap e de outras entidades parceiras”.
Esclareceram, também, ao deputado que o trabalho parlamentar para conquistar as assinaturas foi uma condição do então presidente da Câmara Arthur Lira (PP-AL). “Conseguimos fechar a meta e agora buscamos agenda com o atual presidente da Casa, Hugo Motta (Republicanos-PB), em busca de que a matéria entre na pauta de votação do plenário”.
Na ocasião, os diretores e os Auditores Fiscais do Trabalho aposentados convidaram o parlamentar para participar do encontro do Instituto Mosap, no dia 22 de outubro, a partir das 8h30, no auditório Nereu Ramos, na Câmara dos Deputados, em Brasília.
A ideia do evento é o de mobilizar aposentados, pensionistas, parlamentares e representantes da sociedade civil contra a cobrança de contribuição previdenciária e defender a apensação da PEC 6/2024 à PEC 555.
Ao final da reunião, o deputado Zé Neto empenhou apoio ao pleito do SINAIT, comprometeu-se a assinar o requerimento de apensação da PEC 6 à PEC 555 e irá participar da atividade no Nereu Ramos, em Brasília.