Durante a abertura da exposição sobre a obra de Bernardino Ramazzini, pioneiro da Medicina do Trabalho, nesta terça-feira, 24 de abril, em Brasília, o ministro da Previdência, Garibaldi Alves, afirmou que cerca de três mil trabalhadores brasileiros morreram por causa de acidentes laborais em 2011. A exposição, organizada pela Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho – Fundacentro, no túnel de acesso ao edifício anexo do Ministério do Trabalho e Emprego - MTE, marcou o início da programação da Semana de Segurança e Saúde do Trabalho no âmbito do Governo Federal.
Segundo Garibaldi Alves, o alto índice de mortes precisa deixar de ser “fatal e implacável”. Ele destacou a importância de ações conjuntas entre os ministérios da Previdência Social, da Saúde e do MTE em favor da proteção dos trabalhadores e da garantia de condições adequadas de trabalho.
De acordo com o ministro do Trabalho e Emprego, Paulo Roberto dos Santos Pinto, é papel do MTE averiguar se os trabalhadores estão sendo protegidos e aprimorar suas condições de saúde. De acordo com ele, o acompanhamento de técnicos do Ministério, os Auditores-Fiscais do Trabalho, é diário: é averiguado se o ambiente de trabalho é insalubre, se as Normas Regulamentadoras - NRs estão sendo cumpridas, assim como os acordos de convenção coletiva e o pagamento de horas extras.
Na exposição há vários quadros com textos e ilustrações publicados por Ramazzini nos quais o médico destaca as doenças características de diversos ofícios como o exercido por agricultores, pescadores, ferreiros e padeiros, publicados por volta do ano 1700. Ele chegou a apontar os riscos que os pintores e literatos corriam, mesmo sendo ocupações consideradas, na época, como esforço meramente intelectual. Ramazzini descreve que os pintores podiam ser intoxicados pelo cheiro das tintas e por trabalharem com roupas sujas, e os literatos terem problemas nas mãos, o que hoje é conhecido por Lesão por Esforço Repetitivo – LER.
O diretor do Sinait Marcos Botelho (MG), representou a entidade na abertura da exposição. Ao observar os quadros, destacou que a obra de Bernardino Ramazzini é fascinante. “Ele constatou, há 300 anos, os perigos que os trabalhadores corriam em diversas ocupações, quando não se falava nisso, quando não havia associação direta entre determinada doença e o trabalho que o paciente exercia”, comentou.
Também estavam presentes na audiência representantes do Ministério da Saúde, da Fundacentro, da Secretaria de Inspeção do Trabalho – SIT, do MTE e de centrais sindicais.
Campanha do Sinait contra acidente de trabalho
A Campanha Institucional 2012 do Sinait também trata do tema. Com o título, “Acidentes do Trabalho – Mais de 700 mil vítimas por ano. O Brasil precisa de mais Auditores-Fiscais do Trabalho”, a campanha foi lançada no dia 23 de abril, durante audiência pública na Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa do Senado – CDH.