Oferta de empregos no Brasil já é a maior da América Latina


Por: SINAIT
Edição: SINAIT
17/03/2011



Uma pesquisa entre executivos de empresas, divulgada esta semana no Panamá, aponta que o Brasil é líder na América Latina no crescimento da oferta de emprego, índices que aumentarão no segundo semestre de 2011.

 

A realização da Copa do Mundo em 2012 e das Olimpíadas em 2016 poderá impulsionar essa liderança nos próximos anos. De acordo com a pesquisa, realizada com 30 mil executivos de 10 países, seis de cada 10 companhias ouvidas planejam contratações no Brasil.

 

Diante desse cenário, a admissão de mais  Auditores Fiscais do Trabalho mostra-se imprescindível  para garantir que direitos, como a carteira assinada, sejam concedidos a todos os trabalhadores. Em 2010, foram registrados sob ação fiscal 515.376 empregados  e  mais de 55.000 empresas foram autuadas por não cumprirem a legislação trabalhista.

 

A proteção ao trabalhador brasileiro é garantida na Constituição Brasileira, e apesar das críticas feitas pelos defensores da flexibilização desse arcabouço legislativo, os números apontados na pesquisa derrubam a premissa de que é preciso flexibilizar para conceder mais emprego.

 

Os Auditores Fiscais do Trabalho, que têm por missão a proteção do trabalhador, em especial a proteção ao hipossuficiente, são testemunhas da necessidade de se manter uma legislação trabalhista básica, garantidora da dignidade do trabalhador.

 

Mais informações na matéria da Agência France Press.

 

15/03/2011

Agência France Press

Brasil lidera demanda de novos empregos na America Latina

 

Panamá - O emprego crescerá no segundo trimestre de 2011 nos países da América Latina, com o Brasil à frente do grupo, de acordo com uma pesquisa entre executivos de empresas divulgada nesta terça-feira (15/3) no Panamá.



Segundo uma pesquisa da empresa Manpower, que ouviu 30 mil  executivos responsáveis por contratações para empresas de 10 países, as melhores expectativas estão no Brasil, onde seis de cada 10 companhias consultadas planejam novas contratações.



"O Brasil se tornou uma potência mundial em nosso continente", disse Erick Quesada, diretor da Manpower. Segundo ele, a Tendência Líquida de Emprego (diferença entre empresas que projetam aumento de pessoal e as que planejam reduções) do país é de +40%.



O país, sede da Copa do Mundo de 2014 e dos Jogos Olímpicos do Rio-2016, deve manter o aumento dos empregos estimulado pelo setor de construção.



Panamá e Argentina, com 22% cada, dividem o segundo lugar na lista.



No fim da lista aparecem Canadá (13%), Estados Unidos (8%) e Guatemala (6%).



"As expectativas de emprego nos Estados Unidos continuam sendo baixas. As empresas americanas não necessariamente estão gerando emprego nos Estados Unidos, e sim em outros países, onde os custos são menores", disse Quesada.

Categorias


Versão para impressão




Assine nossa lista de transmissão para receber notícias de interesse da categoria.