28 de janeiro – Entidades parceiras fortalecem o ato “Não esqueceremos” em memória aos mortos da Chacina de Unaí

Avocação chama a atenção dos parceiros do Sindicato Nacional


Por: Solange Nunes
Edição: Andrea Bochi
28/01/2026



As entidades parceiras participaram, nesta quarta-feira, 28 de janeiro, do ato “Não Esqueceremos” que registra 22 anos de luta do SINAIT por justiça para os Auditores-Fiscais do Trabalho Eratóstenes de Almeida Gonsalves, João Batista Soares Lage, Nelson José da Silva e o motorista Ailton Pereira de Oliveira mortos no episódico conhecido mundialmente como Chacina de Unaí. O evento ocorreu em frente ao Ministério do Trabalho e Emprego, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília.

O presidente do Fórum Nacional Permanente das Carreiras Típicas de Estado (Fonacate), Rudinei Marques, que representa 35 entidades afiliadas com mais de 200 mil servidores, empenhou apoio ao ato e disse que as entidades acompanham com atenção o que está acontecendo na Auditoria-Fiscal do Trabalho. “Sabemos que no mundo contemporâneo as grandes corporações querem impor a sua vontade, independente do direito constitucional, do direito internacional, por isso, é fundamental o ato de resistência que o SINAIT promove na luta pelo direito do trabalho”.

O presidente da Confederação Iberoamericana de Inspetores do Trabalho (CIIT), Sérgio Voltolini, parabenizou o espírito de luta do SINAIT e a criação das datas como o Dia Nacional do Auditor-Fiscal do Trabalho e da Semana Nacional de Combate ao Trabalho Escravo criadas após o caso da Chacina de Unaí. “O Sindicato Nacional representa a luta e as ações de uma carreira que atua em prol dos Auditores e do trabalhador brasileiro”.

O secretário-geral da Asociación de Inspectores de Trabajo del Uruguay (AITU), Nestor Pereira, disse que a luta e a atuação do SINAIT para colocar os condenados da Chacina de Unaí na prisão é um exemplo para todos. “A experiência de vocês é um exemplo para nós. O ato ‘´Nunca Esqueceremos’ é um lembrete de que a luta não pode acabar”.

Participaram ainda do evento, a presidenta da União dos Profissionais de Inteligência de Estado da Abin (Intelis), Alessandra Barros, e Larissa Benevides e Bruno Fischgold, do escritório Fischgold Benevides Advogados.

Durante o ato, os manifestantes gritaram palavras de ordem “Nunca Esqueceremos” e “Avocação Não!”, como forma de lembrar que a luta por justiça é contínua e coloca todos em alerta sempre.

Saiba mais da Chacina de Unaí na Landing Page do SINAIT.   

Categorias


Versão para impressão




Assine nossa lista de transmissão para receber notícias de interesse da categoria.