A delegada Sindical do SINAIT em Santos, São Paulo, Carmem Cenira, participou da posse dos 13 novos Auditores-Fiscais do Trabalho, no dia 8 de dezembro, quando desejou as boas-vindas aos novos colegas, colocou a DS-Santos à disposição para ajudá-los e destacou a importância da profissão para assegurar os direitos dos trabalhadores.
“Na qualidade de Delegada Sindical do SINAIT em Santos, sinto-me honrada em recebê-los não somente para o exercício de um cargo, mas para serem os representantes do Estado nas relações de trabalho, os guardiões dos direitos dos mais vulneráveis na relação capital x trabalho”, destacou
Em seu discurso, Carmem Cenira disse ainda que a profissão de Auditor-Fiscal do Trabalho não é fácil, por ter o dever de fazer com que os empregadores cumpram as normas de proteção ao trabalho.
A dirigente sindical lembrou que quando iniciou na carreira a remuneração era baixa e as condições de trabalho ruins. “Melhoramos, graças a luta sindical coletiva e a individual, pois os sistemas eletrônicos de levantamento de débito de FGTS e lavratura de autos de infração foram oriundos de lutas individuais de uns abnegados colegas”, disse reforçando as muitas batalhas que terão pela frente, como o reajuste da indenização de transporte, do adicional de fronteira, das diárias, entre outros.
A cerimônia de posse ocorreu no auditório da Delegacia da Receita Federal em Santos e reuniu, além de representantes da GRTE/Santos, o delegado da Receita Federal em Santos, o Auditor-Fiscal Walmir Tomaz, o juiz do trabalho Igor Garcia, o procurador do Ministério Público do Trabalho, Rodrigo Lestrade. A mestre de cerimônia foi a AFT Mariana Pacheco Fuziy.