Após 16 anos no administrativo, servidora de Itapeva se torna Auditora-Fiscal do Trabalho


Por: Andre Montanher
05/12/2025



Que os 900 novos Auditores-Fiscais do Trabalho trarão ganhos à Inspeção do Trabalho, todo mundo já sabe. Um olhar atento à trajetória destes homens e mulheres, no entanto, pode enriquecer ainda mais esta percepção.

A candidata aprovada Andreia Aparecida Pereira Vasconcelos Ram, por exemplo, carrega a experiência de 16 anos como servidora administrativa – todos eles cumpridos na agência do MTE (Ministério do Trabalho e Emprego) em Itapeva, região de Sorocaba. “Acompanhando o trabalho dos Auditores, desenvolvi o sonho de assumir esta função”, relata.

Formada em Fisioterapia, desde 2009 ela já atuou em “praticamente todos os setores da agência – inspeção, relações do trabalho, multas e recursos, Seguro-Desemprego, Abono Salarial e Carteira de Trabalho”. Mas ainda aguardava a chance de ser Auditora.

“Em 2010, prestei concurso, mas ainda não tinha muita base e fui reprovada. No concurso de 2013, estudei muito, muito mesmo. Fiquei praticamente sem vida social, sem praticar exercícios, só estudando, queria muito passar. Porém, provavelmente por estar nesse ritmo, fiquei doente às vésperas da prova e passei o dia da prova no hospital. Perdi o concurso!”, lamenta.

CNU

Em junho de 2023, quando da autorização do CNU, voltou a estudar. “A experiência profissional de trabalhar com os diversos setores da agência facilitou a compreensão dos diversos temas afetos à Inspeção do trabalho. Muitos dos assuntos estudados eram vivenciados durante a jornada de trabalho”, conta.

Deu certo. Andreia se juntou aos outros 4 novos Auditores que atuarão em Itapeva. “Trago na bagagem 16 anos em contato com trabalhadores, sindicatos e empregadores. Conheço as dificuldades enfrentadas por cada um deles, e pelo órgão (MTE) em si”, afirma.

Andreia ressalta a vivência adquirida nas áreas de Saúde e Segurança, e especialmente no Direito do Trabalho. “Tenho muito a aprender, mas acredito que também terei muito a contribuir, melhorando as condições de trabalho e a qualidade de vida dos trabalhadores”, finaliza.

Boa sorte!!!

Categorias


Versão para impressão




Assine nossa lista de transmissão para receber notícias de interesse da categoria.