Em todo o Estado de São Paulo, os Auditores-Fiscais do Trabalho aprovados no CNU (Concurso Nacional Unificado) de 2024 tomaram posse nesta segunda-feira (1º). Cada gerência regional do MTE (Ministério do Trabalho e Emprego) organizou sua cerimônia. No total, o Estado de São Paulo recebeu 267 novos Auditores, praticamente 30% do total de 900 para todo o país.
Presidente Prudente terá 4 novos Auditores. “O quadro ainda é insuficiente, até porque temos aposentadorias que se avizinham. De toda forma, o impacto imediato é a possibilidade de oferecer um serviço mais ágil à sociedade”, apontou Sebastião Estevam, Auditor-Fiscal do Trabalho e diretor do SINAIT.
Em Jundiaí, cuja Gerência recebeu 11 novos Auditores, a chefe da fiscalização Rosemary Cristina Pontoni diz que a equipe “vinha se desdobrando para atender todas as demandas, e muitas vezes se sentia impotente”. “Aumentar nossos recursos humanos era uma necessidade inadiável, e de muito tempo”, afirmou. Na mesma linha dos demais representantes da Gerências de São Paulo, a Auditora estimou que o potencial de inspeção do órgão vai ser duplicado.
Em Sorocaba, serão 13 novos profissionais. Ainda na região de Sorocaba, a agência de Itapeva recebeu 5 novos Auditores. Marília recebeu 10 novos Auditores-Fiscais do Trabalho. Franca terá 8 novos Auditores.
Em Piracicaba, que recebeu 6 novos Auditores, a gerente e integrante da diretoria da DS/SP, Gabriela Albuquerque, diz que sua equipe está “feliz com a chegada dos novos colegas, após um concurso longo e cheio de obstáculos”. “O sentimento é de que estamos caminhando para tentarmos alcançar um mundo do trabalho mais justo e igualitário”, completa.