Diretoras do SINAIT prestigiam evento do Sindifisco Nacional pela eliminação da violência contra a mulher


Por: Lourdes Marinho
Edição: Andrea Bochi
25/11/2025



As diretoras do SINAIT Rosa Maria Campos Jorge e Olga Machado prestigiaram o 1º Seminário pela Eliminação da Violência contra a Mulher, promovido pelo Sindifisco Nacional nesta segunda-feira, 24 de novembro, no Hotel San Marco, em Brasília.

A iniciativa dialoga com o Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres, celebrado em 25 de novembro, e com a campanha da ONU Mulheres “21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra Meninas e Mulheres”, realizada entre 25 de novembro e 10 de dezembro.

“Eventos como este são essenciais porque nos lembram que combater a violência contra a mulher é um compromisso de toda a sociedade. Não se trata apenas de denunciar abusos, mas de construir ambientes seguros, políticas eficazes e caminhos de igualdade. Quando fortalecemos essa pauta, fortalecemos a democracia e protegemos vidas”, disse Rosa Jorge.

O evento reuniu especialistas, lideranças de movimentos sociais, representantes de entidades, do Judiciário e do Legislativo para tratar do enfrentamento à violência contra de Mulher. Os participantes analisaram estratégias de prevenção, acolhimento e garantia de direitos.

A deputada Erika Kokay (PT-DF) foi uma das palestrantes no painel que tratou de propostas legislativas e políticas públicas de proteção e combate à violência contra a mulher. Disse que a construção de uma sociedade igualitária passa necessariamente pelo enfrentamento das violências estruturantes que atingem as mulheres, lembrando que “a violência contra a mulher não é só o olho roxo — ela deixa marcas na alma, atravessa a vida e desumaniza”. A parlamentar ressaltou ainda que: “não cabe neutralidade quando a democracia está ameaçada; diante do racismo, do sexismo e de qualquer forma de opressão, é preciso tomar posição”.

Participaram também do mesmo painel a procuradora da Fazenda Nacional Herta Rani Teles Santos e o historiador e membro do Corpus (Grupo de Estudos e Pesquisas em História dos Corpos e das Sensibilidades) Humberto Pinheiro. O Pinel foi mediado pela Auditora-Fiscal da Receita Federal, aposentada, Ivana Paixão Neves.

Categorias


Versão para impressão




Assine nossa lista de transmissão para receber notícias de interesse da categoria.