Auditores-Fiscais do Trabalho do Grupo Especial de Fiscalização Móvel (GEFM) resgataram 21 trabalhadores, sendo que 15 deles foram resgatados nos municípios pernambucanos de Exu e Parnamirim. Trata-se de uma operação extensa conduzida entre os dias 26 de outubro e 5 de novembro, que percorreu as regiões do Cariri e do Sertão no Ceará, no Piauí e em Pernambuco. Apoiaram a operação, a Polícia Federal e a Defensoria Pública da União (DPU).
Ao todo, a fiscalização inspecionou oito endereços ligados à cadeia produtiva de extração e beneficiamento de pedras de paralelepípedo, incluindo a obra pública em Exu (PE). Em seis desses locais, os Auditores-Fiscais constataram condições degradantes, ausência total de direitos trabalhistas e riscos graves à vida.
De acordo com o Grupo Móvel, dos cinco resgatados nas obras de pavimentação da ladeira do Badreci, na zona rural na cidade de Exu (PE), dois atuavam em uma pedreira que fornecia as pedras para o reparo da ladeira do Badreci. Enquanto outros três trabalhavam diretamente no local da obra, dormindo em um alojamento sem banheiro, sem água encanada ou local adequado para refeições e armazenamento de ferramentas. Nenhum deles tinha registro em carteira.
Mais irregularidades
Nas pedreiras, segundo a fiscalização, os trabalhadores viviam em barracos de lona e madeira, sem banheiros, água potável ou alimentação adequada. Além disso, dormiam em redes ou colchões velhos, cozinhavam em fogões improvisados e utilizavam explosivos artesanais feitos com pólvora e baterias de carro, sem qualquer equipamento de proteção. Entre os trabalhadores encontrados cortando pedras em situação de trabalho degradante, em uma das pedreiras de Exu (PE), foi encontrado um adolescente de 15 anos.
Redes socais
A autorização da obra pública teve comemoração e repercussão nas redes sociais pelos políticos da região, no dia 23 de setembro. O projeto representa uma demanda histórica dos moradores, que dependem do trecho para deslocamento e escoamento da produção agrícola. No entanto, há pouco mais de um mês, Auditores do Trabalho, em operação do GEFM, constataram irregularidades na execução do projeto.
Obra no Diário Oficial
A execução de serviços de pavimentação na ladeira do Badreci foi formalizada em contrato firmado pela Secretaria Municipal de Obras de Exu com a empresa AC Construtora Ltda e publicada no Diário Oficial do Município no dia 29 de outubro, com assinatura de Willgton Soares Cavalcante, o secretário Municipal de Obras.
O projeto contempla a pavimentação da ladeira do Sítio Badreci e inclui também a pavimentação em paralelepípedos graníticos na ladeira entre o Sítio Pamonha e o Sítio Badreci, além da revitalização de uma passagem molhada utilizada pelos moradores da região.
Com informações do brasildefato.com.br