Confira o artigo AUDITOR-FISCAL DO TRABALHO - Servidor público por excelência


Por: Lourdes Marinho
Edição: Andrea Bochi
22/10/2025



Confira o artigo AUDITOR-FISCAL DO TRABALHO - Servidor público por excelência, em alusão ao Dia do Servidor Público, que será celebrado em 28 de outubro.

  

AUDITOR-FISCAL DO TRABALHO - Servidor público por excelência

 

* Carlos Alberto de Oliveira é Auditor-Fiscal do Trabalho, lotado na Superintendência Regional do Trabalho no Rio de Janeiro (SRTE/RJ)

 

Ser servidor público é mais do que ser ocupante de cargo de provimento efetivo ou cargo em comissão. É assumir o nobre compromisso: ser a mão longa do Estado por meio da realização de políticas públicas e da prestação de serviços à população. Não é simplesmente um emprego, é uma missão.

O Auditor-Fiscal do Trabalho é o servidor que tem a nobre missão de atender a um público que grita por dignidade, que atua num espaço que exige que as condições de segurança e saúde não sejam negociadas com redução de despesa e nem com corte de custos. É um profissional que atua num mundo bem específico e que faz girar a roda do desenvolvimento do país: o mundo do trabalho.

Ser servidor do quadro da Auditoria Fiscal do Trabalho é atuar para erradicar o trabalhado infantil de um público que deveria estar na escola, brincando com outras crianças e não na frente de trabalho, perdendo a fase tão gostosa da vida que é a infância.

Ser Auditor-Fiscal do Trabalho é combater a chaga do trabalho análogo ao de escravo, devolvendo a dignidade ao público que é aliciado com falsas promessas de emprego e que acaba encontrando escravidão.

Ser servidor público do quadro da Auditoria Fiscal é combater a informalidade de um público que é explorado e colocado à margem da lei, sem os direitos previstos no ordenamento jurídico, conquistados há décadas pelos trabalhadores.

Ser Auditor-Fiscal do Trabalho é servir ao público que procura a instituição, quer seja presencialmente ou através dos canais de denúncia para solicitar que visitas sejam feitas nos locais onde a prestação de serviço é inadequada, equivocada e afrontadora do texto consolidado.

Ser servidor público da Inspeção do Trabalho é ser responsável por proporcionar melhoria na vida dos trabalhadores, buscando sempre a excelência nos serviços prestados e utilização eficaz dos recursos públicos.

O poeta escreveu e cantou que “todo artista tem de ir aonde o povo está”. E é assim e assim será com o servidor público Auditor-Fiscal do Trabalho que irá aonde tiver uma relação de trabalho, quer seja numa empresa, num porto, num aeroporto, num galpão, no campo, numa fazenda ou numa casinha de sapê.

Ser servidor púbico é ter uma missão. Ser servidor Auditor-Fiscal do Trabalho é ter uma missão e uma vocação: ser chamado para servir ao público, transformando a realidade social por meio da promoção da justiça, da dignidade e do trabalho decente.

Parabéns aos Auditores-Fiscais do Trabalho e a todos os servidores públicos desse imenso Brasil.

Categorias


Versão para impressão




Assine nossa lista de transmissão para receber notícias de interesse da categoria.