ES: Dia de Cadastramento para adolescentes em vulnerabilidade social registra 179 inscritos

Evento do FEAPETI, realizado em parceria com os integrantes do Fórum, como a SRTE-ES, visa promover inclusão na aprendizagem profissional e encaminhamento a empresas


Por: Lourdes Marinho
Edição: Andrea Bochi
09/10/2025



O Fórum Estadual de Aprendizagem, Proteção ao Adolescente Trabalhador e Erradicação do Trabalho Infantil (FEAPETI), integrado pela Superintendência Regional do Trabalho no Espírito Santo (SRT-ES), realizou nesta quarta-feira, 8 de outubro, o Dia de Cadastramento de Adolescentes em Situação de Vulnerabilidade Social, para inclusão na aprendizagem profissional. 179 adolescentes fizeram o cadastramento e serão encaminhados a empresas interessadas na contratação de aprendizes.

Pela SRTE/ES participaram do cadastramento os Auditores-Fiscais do Trabalho e coordenadores regionais de Aprendizagem e de Fiscalização do Trabalho Infantil Ricardo Sulti Moreira e Péricles Rocha de Sá Filho, respectivamente. 

Realizado no SENAI , o evento é voltado para adolescentes que se enquadram em alguma vulnerabilidade social: egressos do sistema socioeducativo ou em cumprimento de medidas socioeducativas; em cumprimento de pena no sistema prisional; famílias beneficiárias de programas de transferência de renda; em situação de acolhimento institucional; egressos do trabalho infantil; com deficiência; matriculados em instituição de ensino da rede pública, em nível fundamental, médio regular ou médio técnico, incluída a modalidade de educação de jovens e adultos; desempregados e com ensino fundamental ou médio concluído em instituição de ensino da rede pública.

O Auditor-Fiscal do Trabalho e coordenador Regional de Fiscalização do Trabalho Infantil da SRTE/ES Péricles Rocha de Sá Filho reforça a importância da aprendizagem profissional para esses adolescentes e para a sociedade.

“Considero que esta oportunidade faz a maior diferença para esses adolescentes, pois muitos são abrigados, em cumprimento de media socioeducativa, egressos do trabalho infantil, entre outras vulnerabilidades, que dificilmente conseguiriam uma chance de ingressar no mercado de trabalho de forma protegida e com direitos garantidos”

O FEAPETI reúne diversas instituições para combater o trabalho infantil no estado e promover a aprendizagem profissional. Além da SRTE/ES, integram o FEAPETI o Ministério Público do Trabalho (MPT), o Ministério Público Estadual (MPES), o Tribunal Regional do Trabalho (TRT), Defensoria Pública do Estado (DPE), secretarias estaduais e municipais de assistência social, sistema S , entidades formadoras de aprendizagem profissional e sociedade civil.

“No período da tarde, recebemos a visita do Juiz Arion Mergar, coordenador das Varas da Infância e da Juventude, do Tribunal de Justiça do ES, que elogiou muito o projeto”, finaliza o Auditor-Fiscal.


Versão para impressão

Assine nossa lista de transmissão para receber notícias de interesse da categoria.