O diretor do SINAIT, Marco Aurélio Gonsalves, e da Delegacia Sindical da entidade no Distrito Federal (DS-DF) Maria Cândida, Elisabeth Maroja e Osmany Cruz da Silva participaram da Etapa local e preparatória da II Conferência Nacional do Trabalho (CNT II) nos dias 1º e 2 de outubro, no auditório do Sindicato da Indústria da Construção Civil no Distrito Federal (Sinduscon-DF), em Brasília. O evento foi acompanhado por representantes dos aprovados no concurso público da carreira 2024
De acordo com Marco Aurélio, o debate é tripartite – governo, empresários e trabalhadores – e a ideia é promover e fortalecer o diálogo social a fim de construir e elaborar programas de gestões das políticas públicas do trabalho. “Vamos participar do processo e pretendemos contribuir com a experiência e o conhecimento do Sindicato Nacional”.
A delegada sindical Maria Cândida acredita que o evento é mais um espaço a fim de pensar sobre as relações de trabalho. “O tema é importante e queremos ajudar no debate”.
Metas da Conferência
Promover o diálogo social e fortalecer o tripartismo, propor políticas que assegurem desenvolvimento sustentável e transição justa e fortalecer o sistema público de emprego, trabalho e renda.
A etapa local no Distrito Federal nos dias 1º e 2 de outubro está ocorrendo dentro da programação do período regional, entre 15 de setembro e 12 de dezembro de 2025. O evento nacional acontecerá em março de 2026, em São Paulo.
A conferência, organizada pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), abordará temas como as transformações no mundo do trabalho (tecnológicas, digitais, ambientais e demográficas) e a promoção do emprego e do trabalho decente, entre outros assuntos.
Nomeia AFT
Na ocasião, candidatos aprovados no concurso em 2024 para o cargo de Auditor Fiscal do Trabalho participaram do evento e conversaram com autoridades do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), com o apoio do SINAIT, cobrando a nomeação imediata dos aprovados.