Auditores-Fiscais do Trabalho interditam pátio de triagem no Porto de Salvador

Interdições visam garantir as condições necessárias para assegurar a segurança e saúde dos trabalhadores


Por: Lourdes Marinho
Edição: Andrea Bochi
22/03/2024



Auditores-Fiscais do Trabalho da Bahia interditaram o pátio de triagem do Porto de Salvador, da Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba). O local é usado para estacionamento de caminhões que chegam para carga e descarga. A ação é decorrente de um acidente que vitimou o motorista de caminhão Edvaldo dos Santos da Silva, no dia 13 de janeiro de 2024, dentro do pátio, sob administração da companhia. A interdição ocorreu no dia 18 de março.

Durante a inspeção, a equipe constatou a ausência de faixas de pedestres, sinalização de segurança e outros meios de organização viária essenciais para a segurança dos trabalhadores e veículos que operam no local. “A falta de medidas preventivas adequadas colocava em risco a vida dos trabalhadores, especialmente diante do intenso fluxo de aproximadamente 200 caminhões por dia, tanto durante o dia quanto à noite”, explicam os Auditores-Fiscais que fizeram a inspeção.

Além disso, os Auditores constataram que o único caminho reservado para pedestres estava obstruído em parte, com veículos estacionados, o que aumentava o risco de atropelamentos. A fiscalização também revelou a inadequação de veículos que acessavam as áreas do Porto Organizado, alguns sem a devida sinalização sonora e luminosa para manobras de marcha-a-ré.

Veja o que saiu na mídia sobre a ação fiscal:

G1 Bahia - Pátio de triagem do Porto de Salvador, na Companha das Docas da Bahia, é interditado após fiscalização do Ministério do Trabalho e Emprego

Tribuna da Bahia Online - Auditores-Fiscais do Trabalho interditam pátio de triagem no Porto de Salvador

Metro 1 - Fiscalização do Ministério do Trabalho e Emprego interdita pátio de triagem do Porto de Salvador

iBahia - Pátio de triagem do Porto de Salvador é interditado após fiscalização

 



Categorias


Versão para impressão




Assine nossa lista de transmissão para receber notícias de interesse da categoria.