Auditores flagram grávidas expostas à radiação e falhas na prevenção de incêndios e explosões no Aeroporto de Fortaleza


Por: Dâmares Vaz
Edição: Andrea Bochi
22/03/2024



Exposição de trabalhadoras gestantes à radiação, falhas na prevenção de incêndios e explosões, trabalhadores em atividade sem Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) foram algumas das graves irregularidades trabalhistas constatadas por Auditores-Fiscais do Trabalho no Aeroporto de Fortaleza. A Inspeção do Trabalho realizou fiscalização no local nesta quinta-feira, 21 de março, como parte da Ação de Proteção ao Trabalhador.

As trabalhadoras grávidas foram afastadas da operação das máquinas de raio-x imediatamente, tendo em vista o risco que corriam – a radiação pode causar morte ou má formação do feto, óbito neonatal, entre outros danos. De acordo com a Norma Regulamentadora (NR) 32, a trabalhadora com gravidez confirmada deve ser afastada das atividades com radiações ionizantes e remanejada para atividade compatível com seu nível de formação.

Além disso, foi constatada a falta de mapa de área classificada no abastecimento de aeronaves, o que pode causar acidentes graves, como incêndios e explosões, caso não sejam utilizados equipamentos adequados. Essa falha na gestão da segurança pode colocar em risco não apenas os trabalhadores, mas também os passageiros e toda a estrutura do aeroporto.

No transporte de bagagens, os Auditores verificaram a falta de utilização adequada de EPIs, ausência de autorização clara para operadores de equipamentos de transporte e utilização de força muscular excessiva no transporte de bagagens para as aeronaves. Essas condições precárias de trabalho aumentam o risco de acidentes e lesões ocupacionais.

Os Auditores constataram ainda a inadequação do esquema da escala de trabalho, que era de 2 dias seguidos com jornadas de 12 horas, seguidos de 2 dias de folga. Embora tenha havido a alegação de que o esquema estava respaldado no acordo coletivo, os Auditores vão analisar a legalidade do arranjo.

A Inspeção do Trabalho identificou também riscos nas máquinas da oficina mecânica, que não tinham sistemas de acionamento e partida capazes de impedir o funcionamento automático dos equipamentos quando energizados, o que pode resultar em acidentes graves se não forem tomadas medidas corretivas.

Instalações sanitárias em condições inadequadas de conservação e higiene, assim como a ausência de local apropriado para as refeições dos trabalhadores, que eram obrigados a comer no chão, ausência de chuveiros para os trabalhadores que exercem atividades de esforço físico intenso, foram outros problemas encontrados.

Categorias


Versão para impressão




Assine nossa lista de transmissão para receber notícias de interesse da categoria.