Câmara – Seguro-desemprego e curso de qualificação


Por: SINAIT
Edição: SINAIT
18/10/2010



18-10-2010 – SINAIT

 

Uma proposta tramita na Câmara dos Deputados condicionando o pagamento do seguro-desemprego à realização de cursos de qualificação, que seriam oferecidos gratuitamente por instituições credenciadas. Atualmente não há esta exigência.

A qualificação profissional é um dos fatores que tem sido mais citado como critério para contratação. A exigência pode ajudar àqueles que realmente precisam de melhor preparação para conseguir se recolocar no mercado de trabalho.

 

Confira mais informações na matéria da Agência Câmara:

 

13-10-2010 – Agência Câmara

Câmara - Proposta condiciona seguro-desemprego a curso de qualificação

Vânia Alves

 

Tramita na Câmara o Projeto de Lei 7411/10, do deputado Valdir Colatto (PMDB-SC), que condiciona o pagamento do seguro-desemprego à frequência em cursos de qualificação e capacitação profissional oferecidos gratuitamente pelo Sistema S (Senac, Sesi e Senar), pelas Universidades Federais e Centros Federais de Educação Tecnológica. A proposta altera a Lei 7.998/90, que regula o programa do seguro-desemprego, o abono salarial e institui o Fundo de Amparo ao Trabalhador.

Atualmente, para ter direito ao seguro-desemprego, o trabalhador precisa cumprir apenas os requisitos de renda, período de trabalho e forma de dispensa previstos na lei. Pelas regras atuais, não há obrigatoriedade de frequência em cursos de capacitação ou qualificação como contrapartida ao benefício.

O projeto de Valdir Colato prevê que o benefício do seguro-desemprego será suspenso em caso de freqüência inferior a 75% ou desistência dos cursos. De acordo o deputado, a intenção é corrigir distorções do sistema. "A utilização indevida deste benefício tornou-se um círculo vicioso insustentável, aumentando os custos públicos, oriundos da contribuição dos trabalhadores", disse.




Tramitação

A proposta foi apensada ao PL 4974/05<http://www2.camara.gov.br/agencia/noticias/ADMINISTRACAO-PUBLICA/66286-SEGURO-DESEMPREGO-PODE-SER-AMPLIADO-PARA-SEIS-MESES.html&gt;.

As duas propostas serão analisadas pelas comissões de Trabalho, de Administração e Serviço Público; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania, antes de serem votadas pelo Plenário.




Íntegra da proposta:

PL-7411/2010<http://www.camara.gov.br/internet/sileg/Prop_Detalhe.asp?id=478914&gt

Categorias


Versão para impressão




Assine nossa lista de transmissão para receber notícias de interesse da categoria.