Em Reunião do Grupo de Trabalho sobre a Organização Sindical do SINAIT realizada em Vitória, nesta segunda-feira 20, a categoria deu total apoio à iniciativa de um Sindicato Nacional fortalecido com representação nos estados por meio de delegacias sindicais. O encontro foi no auditório da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego – SRTE/ES.
De acordo com o vice-presidente de Comunicação do SINAIT, Fábio Lantmann, “A categoria entendeu que o SINAIT precisa ser fortalecido em sua estrutura nacional sem a divisão em sindicatos estaduais”.
Nas reuniões, dirigentes e advogados do SINAIT apresentam o estudo sobre os possíveis modelos de organização sindical que apontam para uma representação nacional, explicando as conseqüências, prós e contras de cada modelo. O estudo - disponível na área restrita do site do SINAIT - é o documento que está sendo utilizado como subsídio para as rodadas de discussão que acontecem em todos os estados até novembro.
Na ocasião, também é apresentado um resumo das atividades e projetos do SINAIT com informações sobre as ações judiciais e o trabalho parlamentar desenvolvido pelo Sindicato Nacional. Dentro do trabalho parlamentar está o acompanhamento de projetos de Lei e de Propostas de Emendas Constitucionais, a exemplo das PEC 210/07, que estende o adicional por tempo de serviço aos integrantes das carreiras típicas de Estado; 270/07 - que estabelece o direito à aposentadoria integral por invalidez aos servidores públicos federais; e a 555/06 que extingue a cobrança da contribuição previdenciária dos servidores aposentados e pensionistas, entre outras.
Participaram também da reunião, em Vitória, os diretores do SINAIT, Hugo Tallon Filho, e Sylvio Barone.
O próximo encontro será em Belo Horizonte e está marcado para a quinta-feira, 30.