OIT promove curso para AFTs: empregos verdes na Inspeção do Trabalho


Por: SINAIT
Edição: SINAIT
20/09/2010



Durante três dias eles participam de curso realizado pela OIT e SRTE/MT, em Cuiabá



Dirigentes do SINAIT participam do “Curso de Sensibilização para Auditores Fiscais do Trabalho: Empregos Verdes na Inspeção do Trabalho: um novo olhar para a promoção do trabalho decente”, no período de 22 a 24 de setembro, em Cuiabá. O curso é promovido pela Organização Internacional do Trabalho - OIT, em parceria com a Superintendência Regional do Trabalho e Emprego de Mato Grosso – SRTE/MT e tem como finalidade preparar os AFTs para atuarem na promoção dos empregos verdes sem trabalho degradante. 

 

Trata-se de uma experiência pioneira da OIT, por meio do Projeto de Fortalecimento do Serviço de Inspeção do Trabalho, desenvolvida em cinco países, Brasil, Angola, África do Sul, China e India - e Cuiabá foi escolhida como cidade piloto.

 

O objetivo é conscientizar os AFTs no tema dos empregos verdes, promovendo formas inovadoras de inspeção do trabalho através do fortalecimento do vínculo entre os empregos verdes e o trabalho decente, incluindo práticas amigáveis ao meio ambiente com ênfase na inspeção do trabalho

 

A Presidente do SINAIT, Rosângela Rassy, foi convidada para o evento e participará da solenidade de abertura no dia 22. Participam, ainda, do encontro em Cuiabá, representando o SINAIT, o diretor Hugo Tallon, e a delegada sindical do Amazonas - o estado de maior dimensão territorial e celeiro do verde brasileiro -  Francimary Oliveira Michilis.

 

 

De acordo com a coordenadora da OIT no Brasil, Andrea Rivero de Araújo, “são considerados empregos verdes situações ocupacionais que nos permitam detectar a ocorrência simultânea de ambas as condições, ou seja, que contribuam para a melhoria da qualidade ambiental ao mesmo tempo em que proporcionam uma vida digna para os trabalhadores que os ocupam”.

 

Para Andréa Araújo “é de suma importância o papel reservado a inspeção do trabalho e, particularmente, aos Auditores Fiscais do Trabalho como agentes transformadores”. Dessa forma, a OIT propõe contribuir com essa perspectiva inovadora, garantindo assim que o trabalhador que contribui para uma economia verde também tenha os seus direitos respeitados.

 

A programação abordará dentre outros temas: Crise ambiental: Desastres ambientais; Custos ambientais; Curso de sensibilização para Auditores Fiscais do Trabalho - OIT/SRTE-MT;

Projeto de Fortalecimento dos Serviços de Inspeção do Trabalho; Direito Ambiental e Direito Trabalhista (O princípio da prevenção).

 

Categorias


Versão para impressão




Assine nossa lista de transmissão para receber notícias de interesse da categoria.