Nesta quarta-feira (1º), será realizado em São Paulo, o terceiro Seminário do Pacto Nacional pela Erradicação do Trabalho Escravo. O evento, que comemora cinco anos de existência do Pacto, está em sua terceira edição e é promovido pelo comitê de coordenação e Monitoramento. Como signatário do Pacto, o SINAIT participou das edições anteriores e, desta vez, será representado pela AFT/GO Jacqueline Carrijo.
O encontro reunirá os signatários para um balanço do que já foi concretizado e dos avanços conquistados. Os participantes também discutirão os desafios a serem superados para a total erradicação do trabalho escravo nas cadeias produtivas, além de apresentações de boas práticas empresariais contra a escravidão contemporânea. “Certamente, esta é mais uma oportunidade de levarmos ao conhecimento da sociedade o papel desempenhado pela Auditoria Fiscal do Trabalho no combate ao trabalho escravo e é mais um fórum de debates sobre um tema tão recorrente com que precisamos lidar diariamente”, ressaltou a presidente do SINAIT, Rosângela Rassy.
Considerado um exemplo internacional no combate à escravidão contemporânea, o Pacto Nacional conta com cerca de 220 signatários, que assumiram o compromisso de cortar relações comerciais com fazendas e empresas envolvidas em casos de trabalho escravo e de promover o trabalho decente.