Em Assembléia Geral, realizada nesta terça-feira (10) no Auditório Austregésilo de Athayde, localizado no Parlamundi do Templo da Legião da Boa Vontade – LBV, em Brasília, as entidades integrantes do FONACATE debateram sobre as estratégias políticas da entidade nas eleições de 2010. O vice-presidente do SINAIT, Carlos Alberto Teixeira Nunes representou a entidade na reunião.
O Fórum havia convidado para a reunião os três candidatos à Presidência da República para o“Encontro com os presidenciáveis FONACATE Eleições 2010 – A qualidade e a valorização do serviço público”. Porém, nenhum dos candidatos compareceu e encaminharam comunicados, nos quais agradeceram o convite, mas justificaram a ausência no evento devido a compromissos assumidos anteriormente por conta da campanha política.
Tendo em vista o período eleitoral, o Fonacate elaborou uma carta para ser entregue aos candidatos à Presidência da República e parlamentares que anseiam uma vaga no Congresso Nacional, cujo conteúdo apresenta os principais problemas que afetam o funcionalismo público e, em especial, os anseios das Carreiras Típicas de Estado.
O documento destaca a importância das carreiras exclusivas de Estado para o desenvolvimento econômico e social do Brasil e enumera questões pontuais de preocupação dos servidores destas carreiras, como: o princípio da autonomia institucional e funcional; o sistema previdenciário público com paridade e integralidade entre ativos e inativos; o respeito ao princípio constitucional do concurso público, entre outros. Clique aqui e confira a carta na íntegra.
Conferência – Outro tema em destaque na reunião foi a II Conferência Nacional das Carreiras Típicas de Estado, que já está com data marcada para os dias 12 e 13 de abril de 2011, no auditório Nereu Ramos da Câmara dos Deputados, em Brasília/DF.
A Comissão Técnica que será responsável pela programação do evento deve ser formada até o fim deste mês. Dentre as temáticas da Conferência estão previstos a importância da Lei Orgânica da Administração Pública e a transparência nos Concursos Públicos.
Com informações da Ascom/Fonacate