A presidente do SINAIT, Rosângela Rassy, o vice-presidente de Política de Classe, Carlos Alberto Teixeira Nunes e o vice-presidente adjunto de Cultura e Aperfeiçoamento Técnico Profissional, José Sérgio Trindade, receberam na terça-feira, 13 de julho, o presidente do Sindicato Paulista dos Auditores Fiscais do Trabalho – SINPAIT, Jesus José Bales, acompanhado dos membros da Diretoria Luci Helena Lipel, Solange Aparecida de Andrade e Edir José Vernaschi.
Na reunião, trataram de pauta variada como a necessidade da criação da Escola Nacional da Inspeção do Trabalho; o aumento do número de AFTS e de concursos públicos e a continuidade da discussão em torno da organização sindical da categoria. O presidente do SINPAIT criticou o fato de que nenhum dos aprovados no último concurso ficará lotado em São Paulo, como se na SRTE/SP não houvesse necessidade de mais AFTs. Pelo contrário, afirmou Jesus, o Estado é carente de pessoal e o quadro precisa de reforço como em todas as Superintendências do Trabalho e Emprego do país.
Sobre a organização sindical do SINAIT, Rosângela comentou sobre o conteúdo de um parecer jurídico elaborado por advogados especializados na área sindical, contratados pelo Sindicato que, ao analisarem nosso modelo sindical, apontaram várias alternativas, com os prós e os contras. A discussão sobre o melhor modelo de organização sindical para a categoria começou em 2009 e continua em 2010. O SINAIT está organizando Foruns de Debates sobre o tema que ocorrerão em todos os Estados, a partir de agosto, para possibilitar um amplo debate envolvendo a base da categoria. O estudo já foi enviado a todos os Delegados Sindicais do SINAIT e será disponibilizado aos filiados na área restrita do site.
Os representantes do SINPAIT permaneceram em Brasília e acompanharam a votação do relatório da PEC 555, que foi votado na quarta-feira, e aprovou a extinção da contribuição previdenciária de aposentados e pensionistas aos 65 anos.