Por Dâmares Vaz
Edição: Nilza Murari
Uma petição on line no Avaaz alerta sobre uma alteração na Lei da Aprendizagem que pode diminuir a quantidade de vagas para jovens aprendizes nas empresas. “Você é a favor da Lei da Aprendizagem? Diga NÃO à redução da cota de jovens aprendizes!” é o enfoque dado ao assunto.
O autor da iniciativa, o Fórum Baiano de Aprendizagem Profissional – Fobap, explica que no início de abril será votado o Plano Nacional de Aprendizagem, na sede do Ministério do Trabalho, em Brasília, e que o novo texto exclui funções da Classificação Brasileira de Ocupações – CBO. A mudança impacta o cálculo da cota de jovens aprendizes e pode reduzir a obrigação das empresas na contratação dos aprendizes.
“A retirada de uma ou mais ocupações resultará em um número expressivo de jovens fora do mercado de trabalho. Apoie essa causa, vote pela NÃO exclusão de ocupações na base de cálculo da cota de aprendizagem.”
Acesse aqui para votar.