Copa do Mundo - O Brasil na Copa


Por: SINAIT
Edição: SINAIT
11/06/2010



A seleção brasileira estreia na Copa do Mundo da África no próximo dia 15, terça-feira, mas não será preciso esperar até lá para ver jogadores brasileiros em campo. Desde hoje, 11 de junho, haverá participação de atletas brasileiros.


O primeiro a participar desta festa será o técnico dos “Bafana Bafana”, seleção da África do Sul, Carlos Alberto Parreira. Ele tem o desafio de fazer com que o time, sem tradição, passe, pelo menos, para a segunda fase do mundial.


Há brasileiros naturalizados nas seleções de Portugal (que enfrentará o Brasil no dia 25 de junho), da Alemanha, do Japão e dos Estados Unidos.


Veja matéria do Portal IG:


 


2-6-2010 – IG São Paulo


Copa do Mundo da África do Sul ficará marcada como o torneio com o maior número de brasileiros da história


Fernanda Russo Filomeno


Além dos 23 jogadores convocados por Dunga, será possível assistir a outros brasileiros em ação na Copa do Mundo da África do Sul. Naturalizados, eles defenderão as cores de outros países, e três deles inclusive enfrentarão o Brasil.
No total, serão seis jogadores nessa situação. Três deles representarão a seleção de Portugal, um representará o Japão, um vestirá as cores da Alemanha e um defenderá a equipe dos Estados Unidos.
O iG fez uma lista com os jogadores brasileiros que estarão na Copa, mas representarão outros países. Confira abaixo quem são eles e conheça suas trajetórias no futebol.

PORTUGAL
Pepe (Képler Laveran Lima Ferreira): zagueiro, hoje veste a camisa do Real Madrid, d a Espanha. Nasceu no dia 26 de fevereiro de 1983, em Maceió, Alagoas. Come ou sua carreira no CRB, em 2000. Foi para o Corinthians Alagoano e depois se transferiu para o Marítimo, de Portugal, em 2001. Em 2004 foi para o Porto, e em 2007 foi para a Espanha atuar no Real Madrid. Sua trajetória na seleção portuguesa começou em 30 de agosto de 2007, quando foi convocado pela primeira vez. Sua primeira atuação na seleção portuguesa aconteceu em 21 de novembro de 2007, contra a Finlândia.
Deco (Anderson Luís de Souza): meio-campista, hoje veste a camisa do Chelsea, da Inglaterra. Nasceu no dia 27 de agosto de 1977, em São Bernardo do Campo, São Paulo. No Brasil, pelo Corinthians e pelo Corinthians Alagoano. Logo depois, se transferiu para Portugal, onde jogou por Benfica, Alverca, Salgueiros e Porto, até ir jogar no Barcelona, da Espanha. Depois se transferiu para o futebol inglês. Sua estreia na seleção portuguesa foi em 29 de março de 20 03, diante justamente do Brasi l. Na ocasião, Portugal venceu o Brasil por 2 a 1, com gol justamente do luso-brasileiro.
Liédson (Liédson da Silva Muniz): atacante, atua no Sporting, de Portugal. Nasceu em Cairu, na Bahia, no dia 17 de dezembro de 1977. Começou a carreira de jogador no Poções, em 2000, depois passou pelo Prudentópolis, em 2001, e se transferiu para o Coritiba. Em 2002 foi para o Flamengo, e em 2003 atuou no Corinthians, time que abriu as portas para o jogador em Portugal. No mesmo ano de 2003, foi para o Sporting, time que defende atualmente. Sua estreia na seleção portuguesa aconteceu em agosto de 2009, quando foi convocado para jogos das eliminatórias para a Copa do Mundo de 2010.

ALEMANHA
Cacau (Claudemir Jerônimo Barretto): atacante, atua no Stuttgart, da Alemanha. Nasceu em Santo André, São Paulo, no dia 27 de março de 1981. Sua carreira no futebol começou no Nacional , em 97, e depois já se transferiu para a Alemanha, para atuar no modesto Türk Gücü München. Em 2001, foi para o Nürnberg, mas acabou jogando pelo time B. Em 2003, atuou com o Nürnberg na elite do futebol alemão e no mesmo ano se transferiu para o Stuttgart. Sua trajetória na seleção alemã começou em 19 de maio de 2009, quando foi convocado pela primeira vez para as partidas diante de Emirados Árabes e China.


JAPÃO
Marcus Tanaka (Marcus Túlio Lyuji Murzani Tanaka): zagueiro, atua no Nagoya Grampus Eight, do Japão. Nasceu em Palmeira d’Oeste, São Paulo, no dia 24 de abril de 1981. Diferentemente dos outros brasileiros naturalizados citados acima, Tanaka, como é conhecido, nunca atuou em um time do futebol do Brasil. Morando no Japão desde os 15 anos, começou no futebol profissional em 2001, no Sanfrecce Hiroshima. Em 2003 atuou pelo Mito Hollyhock, e no ano seguinte se transferiu para o Urawa Red Diamonds. Sua trajetória na seleção japonesa começou em 2006, logo após a Copa do Mundo.

ESTADOS UNIDOS
Benny Feilhaber: meio-campista, atua no AGF Aarhus, da Dinamarca. Nasceu no dia 19 de janeiro de 1985, no Rio de Janeiro. Assim como Tanaka, nunca atuou em um clube do futebol brasileiro. Sua trajetória como jogador de futebol profissional começou no time B do Hamburgo, da Alemanha, em 2005. Em 2006, atuou pelo time A do Hamburgo, se transferindo para o Derby County, da Inglaterra, em 2007. Em 2008 chegou ao AGF Aarhus. Sua trajetória na seleção dos Estados Unidos começou em novembro de 2005, quando foi convocado para as partidas amistosas contra Escócia e Alemanha. Feilhaber chegou a ser convocado para a seleção austríaca em novembro de 2006, mas recusou o convite, pois queria jogar pelo time dos EUA. Fez sua estreia oficial em 25 de março de 2007, contra o Equador, e marcou seu primeiro gol contra a China, em 2 de junho do mesmo ano.

Categorias


Versão para impressão




Assine nossa lista de transmissão para receber notícias de interesse da categoria.