Dia 8 de agosto, em Brasília e nos demais Estados, servidores vão às ruas
A União das Entidades das Carreiras Típicas de Estado, que o Sinait integra, reuniu-se nesta quinta-feira, dia 2 de agosto, no auditório do Sinait, em Brasília, para ultimar as providências para realização do Dia Nacional de Protesto das Carreiras Típicas de Estado, no próximo dia 8 de agosto (quarta-feira), às 14:30hs, na Esplanada dos Ministérios, em frente ao bloco "K" do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão - MP.
O Ato Público vai reunir milhares de servidores públicos lotados no Distrito Federal, e também integrantes de caravanas que chegarão à Brasília no dia 8. A manifestação tem o objetivo de protestar pela falta de um canal de diálogo com o governo federal, que até o momento não negociou com os servidores, e também contra os Decretos assinados pela presidente da República que cerceiam o direito de greve dos servidores, determinando o corte de ponto e interferem nas atribuições dos integrantes das carreiras típicas de Estado, ao possibilitar a substituição desses por servidores estaduais e municipais.
A urgência dos servidores se justifica em vista do prazo final para enviar ao Congresso Nacional a proposta da Lei Orçamentária Anual – LOA com a previsão orçamentária para 2013, na qual precisa constar a possibilidade de reajuste salarial para as carreiras típicas de Estado. O prazo se encerra no dia 31 de agosto de 2012.
As entidades aprovaram na reunião texto de requerimento de pedido de audiência com o ministro-chefe da Secretaria da Presidência da República, Gilberto Carvalho, também no dia 8 de agosto. A intenção dos servidores é dialogar com a Presidência da República, colocando a Presidente a par das reivindicações das carreiras, demonstrando a importância das carreiras de Estado para o bom funcionamento do país.
Na véspera do evento, dia 7 de agosto, dirigentes do Sinait e das demais representações sindicais, acompanhados dos colegas de todos os Estados, farão visitas aos líderes dos Partidos Políticos no Congresso Nacional, bem como a parlamentares influentes para pedir o apoio e interferência desses junto ao governo, visando o atendimento de nossas reivindicações. Os deputados e senadores serão também convidados a dar o seu apoio no Dia Nacional de Protesto – 8 de agosto.
Dia Nacional de Protesto nos Estados
Todas as Delegacias Sindicais do Sinait estão sendo orientadas para a organização de Atos Públicos em frente aos órgãos do MTE – Superintendências e Gerências – no dia 8 de agosto.
Durante os Plantões de Orientação Trabalhista que irão acontecer na frente dos órgãos do MTE, na rua, os servidores deverão dar visibilidade ao repúdio pelas medidas adotadas pelo governo nas últimas semanas. No caso dos Auditores-Fiscais do Trabalho é preciso denunciar durante o Ato Público o sucateamento das instalações de nossas unidades de trabalho e cobrar dos gestores públicos a responsabilidade administrativa.
Prazo esgotado
Os integrantes da União das Entidades estão esgotando todas as possibilidades para conseguir a abertura de diálogo com o governo, antes de se posicionarem por uma greve por tempo indeterminado, que na opinião das lideranças se prenuncia como inevitável, se na semana de 13 a 17 de agosto, conforme comunicado, o Ministério do Planejamento não chamar os servidores para negociar.
Como participar do Ato Público em Brasília
O Comando Nacional de Mobilização do Sinait informa aos Auditores-Fiscais do Trabalho filiados ao Sinait interessados em participar do Ato Público em Brasília (DF), no dia 8 de agosto, que entrem em contato com a atendente Marina [email protected] ou pelo telefone 61 92986596, para informações das condições para essa participação. Os contatos deverão ser feitos até segunda-feira, 6 de agosto.
Clique aqui para ouvir o áudio da chamada que está sendo feita nas rádios e em frente aos órgãos públicos em Brasília.
Participe!