Durante reunião realizada nesta terça-feira, 17 de julho, os representantes das entidades integrantes do Fórum Nacional das Carreiras Típicas de Estado – Fonacate, entre elas o Sinait, aprovaram a redação final da Carta de Brasília, documento resultante da 3ª Conferência Nacional das Carreiras Típicas de Estado, realizada nos dias 15 e 16 de maio, na capital federal.
No documento, as entidades pedem aos governantes e à sociedade a conclusão do processo de valorização da Administração Pública considerada como essencial para que país seja rico e justo. Para isso, também lembram que evento debateu a necessidade de uma máquina eficiente, autônoma e com justa remuneração para os servidores.
De acordo com a Carta, as Carreiras Típicas de Estado contribuem efetivamente para o combate à corrupção, à ineficiência e às formas de captura do Estado. Por isso, as entidades destacaram a importância do concurso público para melhorar ainda mais os quadros, diante do “aparelhamento do Executivo Federal com aproximadamente 24.000 cargos em comissão de livre nomeação”.
O documento critica a criação da Previdência Complementar dos Servidores Públicas, após aprovação de um projeto de lei combatido pelas Carreiras durante a tramitação no Congresso Nacional.
Leia a carta na íntegra aqui.