Começa a chegar à casa dos Auditores Fiscais do Trabalho – AFTs filiados ao Sinait a proposta de nova estrutura sindical da categoria. Um novo modelo vem sendo analisado e discutido há mais de três anos com reuniões em nível estadual, seminários regionais realizadas em Salvador, Curitiba e Manaus e as de âmbito nacional, por ocasião dos Enafit de Florianópolis (2008), Belém (2009) e Fortaleza (2010).
A partir de agora estão previstas Assembléia Geral Extraordinaria, uma Plenária Nacional em Brasília, e mais uma Assembléia Geral Extraordinária, em data a ser fixada, para a deliberação final sobre o Estatuto.
A primeira Assembleia Geral será realizada no período de 13 a 15 de junho próximo e terá por finalidade analisar e discutir a proposta apresentada pela Diretoria do Sinait, ocasião em que os colegas poderão apresentar as emendas ao projeto. Além disso, cada entidade regional escolherá sua delegação que será composta pelo Delegado Sindical - representante nato - e mais um representante para cada 200 filiados ou fração. Assim, por exemplo, um Estado que tenha 250 filiados terá 3 representantes.
Na Plenária Nacional a ser realizada de 28 a 30 de junho, em Brasília, novamente a proposta inicial será apreciada juntamente com as emendas apresentadas pela base da categoria, e será formulada a proposta final de Estatuto.
É essa proposta final de Estatuto que será levada à deliberação da Assembléia Geral Extraordinária, no mês de julho de 2011, em data a ser fixada oportunamente pelo Sinait.