Será na manhã desta sexta-feira, 28 de janeiro, em Belo Horizonte, a manifestação organizada pelo SINAIT e pela AAFIT/MG para marcar os sete anos da Chacina de Unaí (MG). O ato público será às 10 horas, em frente à sede do edifício do Tribunal Federal de Justiça da 1ª Região, órgão que receberá de volta o processo dos réus para marcar o julgamento. Todos os recursos dos réus foram negados pelas instâncias superiores e agora nada impede que o processo retorne a Minas Gerais.
Na Chacina de Unaí foram mortos três Auditores Fiscais do Trabalho – Eratóstenes de Almeida Gonsalves, João Batista Soares Lage e Nelson José da Silva – e o motorista Ailton Pereira de Oliveira. As investigações levaram ao indiciamento de nove pessoas, das quais, hoje, quatro estão em liberdade e cinco estão presas na Penitenciária Nelson Hungria, em Contagem (MG).
Ato Público
Na manifestação desta sexta-feira o SINAIT e a AAFIT/MG aguardam a presença de centenas de pessoas, entre Auditores Fiscais do Trabalho, familiares das vítimas, Servidores Administrativos do MTE, sindicalistas, autoridades e parlamentares, que irão exigir JULGAMENTO JÁ!
Faixas, cartazes e balões gigantes comporão o visual do ato público, na Região Central da capital mineira. Cinco mil balões brancos serão soltos simbolizando um desejo de paz e não violência no campo e na cidade, e a esperança de que o julgamento se realize ainda este ano. O que os AFTs, as famílias e a sociedade querem é que seja feita Justiça, que os culpados sejam condenados e paguem pelo crime que cometeram.
Haverá um ônibus saindo às 9 horas de frente à Superintendência Regional do Trabalho e Emprego, para transportar AFTs e Servidores Administrativos do MTE.
Ato Público em Belo Horizonte
Chacina de Unaí – Sete anos de impunidade. Até quando?
28 de janeiro de 2011 – Sexta-feira
10 horas
Em frente ao TRF 1ª Região – Av. Álvares Cabral, 1.805 – Bairro Santo Agostinho