Os diretores do SINAIT Olga Valle, Marco Aurélio Gonsalves, a presidente da Delegacia Sindical do SINAIT no Distrito Federal (DS-DF), Maria Cândida da Silva Carvalho, e a dirigente da DS-DF Nilza Pires participaram do Seminário “A Reforma Administrativa”. O encontro ocorreu nesta terça-feira, 8 de julho, no auditório Nereu Ramos, na Câmara dos Deputados e foi organizado pela Frente Parlamentar Mista em Defesa do Serviço Público.
De acordo com o diretor Marco Aurélio, o seminário é importante porque tratará dos rumos da reforma administrativa. “Estamos atentos ao tema e esperamos que o texto não seja igual a PEC 32/2020 que prejudicava muito o servidor público”.
Os deputados federais Alice Portugal (PcdoB-BA), Carol Dartora (PT-PR), Pedro Uczai (PT-SC), Professora Luciene Cavalcante (Psol-SP), Rogério Correia (PT-MG), Túlio Gadêlha (Rede-PE), entre outros parlamentares mostraram preocupação com o tema. Além disso, especialistas e autoridades criticaram a Reforma Administrativa e os possíveis impactos sobre o serviço público e a sociedade brasileira.
Os parlamentares e os palestrantes alertaram sobre o conteúdo da reforma administrativa que está sendo construído pelo Grupo de Trabalho (GT) da Reforma Administrativo criado no dia 28 de maio na Câmara dos Deputados. O GT terá 45 dias para apresentar propostas que poderão afetar a estrutura do Estado brasileiro e o serviço público. O cronograma prevê a apresentação de um primeiro conjunto de propostas até o dia 14 de julho.
Para os participantes, 45 dias é um tempo diminuto para analisar a estrutura complexa do Estado brasileiro, suas nuances e obrigações sociais.
Os dirigentes do SINAIT acompanham o tema e irão participar das reuniões e encontros da matéria.