A grande imprensa está divulgando que o mercado de trabalho brasileiro alcançou a marca recorde de 2.406.210 novos empregos criados em 2010. O Nordeste foi a região que, no mês de outubro, bateu o recorde de toda a série histórica do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados - Caged, com 53.291 novos empregos criados em outubro.
Para se chegar a esses números, foi importante a contribuição dos registros feitos sob ação fiscal que, de janeiro a outubro deste ano, somaram 442.906. Não somente as Carteiras de Trabalho assinadas sob ação fiscal devem ser computadas, mas, também, deve ser levada em conta que a presença constante e sistemática da fiscalização do trabalho é fundamental como elemento inibidor do descumprimento da lei. Essa estatística seria maior se o País contasse com número de Auditores Fiscais do Trabalho suficiente , conforme recomenda a Organização Internacional do Trabalho - OIT, para atender a crescente demanda, diante da expansão do mercado de trabalho. Além de formalizar vínculos de emprego os AFTs também são os responsáveis pela fiscalização da segurança e saúde desses trabalhadores.
São também os Audiotres Fiscais do Trabalho que exigem das empresas durante a fiscalização, a emissão do CAGED, cujos dados servem como base para a elaboração de estudos, pesquisas, projetos e programas ligados ao mercado de trabalho, ao mesmo tempo em que subsidia a tomada de decisões para ações governamentais. O Cadastro é utilizado, ainda, pelo Programa de Seguro-Desemprego, para conferir os dados referentes aos vínculos trabalhistas, além de outros programas sociais.
Mais informações na matéria do MTE:
Número de novos empregos criados em 2010 é recorde e está bem próximo dos 2,5 milhões previstos pelo ministro Carlos Lupi
Com a criação de mais 204 mil novos empregos em outubro, o mercado de trabalho brasileiro alcançou a marca recorde de 2.406.210 novos empregos criados em 2010, superior em 12% ao recorde anterior, de 2008: 2.147.971. Assim, faltam 93,7 mil empregos para que se alcance a previsão feita no início do ano pelo ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi. Ao fim do Governo Lula terão sido criados 15 milhões de novos empregos formais no país.
Em termos setoriais, dentre os 25 subsetores, oito apresentaram saldos recordes e cinco ficaram com o segundo melhor desempenho para o período. Com isso, o Brasil alcançou a marca de 43,5 milhões de trabalhadores formais, sendo 35,4 milhões deles celetistas, mais alto índice em toda a história do Brasil em todos os tempos. “O recorde mostra a pujança do mercado interno brasileiro.
A economia continua aquecida e forte. Neste ritmo, com certeza alcançaremos a meta de 2,5 milhões de novos empregos criados em 2010. Com a correção das declarações atrasadas, feita na RAIS (Relação anual de Informações Sociais), certamente vamos ultrapassar este número”, comentou Lupi.
No mês, 24 unidades da federação expandiram o emprego com carteira de trabalho; seis delas assinalaram saldos recordes e quatro o segundo melhor saldo para o mês. Todas as cinco regiões do país obtiveram resultados positivos, com o Nordeste batendo recorde para toda a série histórica do Caged, com 53.291 novos empregos criados em outubro.
“Próximo ao fim do ano aumenta a geração de empregos no Nordeste, muito forte em Turismo e Serviços, e também no Sudeste, que além destes setores, também cresce muito em Comércio, com as vendas do Natal. Mas às vezes, inesperadamente, chove por 15 dias seguidos, alterando o ciclo da Agricultura e adiando o fornecimento de matéria-prima para a indústria da Transformação. Sem uva não há vinho”, explicou o ministro. Clique aqui para conferir os dados completos do Caged.
Fonte: Assessoria de Comunicação do Ministério do Trabalho e Emprego