30-9-2010 - SINAIT
Em 14 estados os Servidores Administrativos do Ministério do Trabalho e Emprego - MTE deliberaram pela suspensão da greve, e aos poucos retornam ao trabalho, são eles: Alagoas, Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Goiânia, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Pernambuco, São Paulo, Sergipe e Rondônia. Em Minas Gerais, por exemplo, o retorno começa nesta segunda-feira, 4 de outubro. Mas os servidores prometem manter as mobilizações nos estados mesmo com o retorno ao trabalho. Eles vão vestir camisetas de protestos e fazer contatos com parlamentares.
Em outros estados, os servidores vão analisar o parecer da Assessoria Jurídica do Comando Nacional de Greve; da Confederação dos Servidores Públicos Federais – Condsef e da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Seguridade Social - CNTSS para discutir os rumos do movimento. Segundo o integrante do Comando Nacional de Mobilização, Mário Ângelo Vitório, o parecer saiu nesta quinta-feira, 30, e nos próximos dias eles se reúnem para discutir o andamento do movimento grevista. Até agora, seis estados permanecem em greve e somente o Acre ainda não realizou Assembleia. Os Estados do Pará e Tocantins, até o final da tarde desta quinta-feira (30), ainda não haviam informado ao Comando Nacional de Greve sobre o resultado de suas Assembleias.
De acordo com Mário Ângelo, os servidores reivindicam uma reunião com integrantes da Secretaria Executiva do MTE e o curso das negociações com o Ministério do Planejamento – MP.