Lição de cidadania: projetos serão votados por crianças.


Por: SINAIT
Edição: SINAIT
28/09/2010



Três projetos de estudantes de Sobradinho (DF), Campos dos Goytacazes (RJ) e João Ramalho (SP) foram os selecionados, entre os 857 inscritos, para a edição da Câmara Mirim. São: a obrigatoriedade do uso de cadeirinhas para crianças em ônibus; Construção de canis de adestramento para cães-guia e Instalação de bicicletários em prédios e áreas públicas.

Essas propostas serão discutidas e votadas por cerca de 400 deputados mirins, simulando uma sessão no Plenário Ulysses Guimarães, no dia 21 de outubro.

O SINAIT parabeniza a iniciativa da Câmara dos Deputados que contribui para a formação de cidadãos conscientes e, com certeza, para o fortalecimento da democracia no Brasil.

Veja na matéria abaixo, da Agência Câmara, os relatos de estudantes sobre o que mudou, na visão deles, depois de participar desta experiência.

 

Câmara define projetos que serão votados por crianças

Propostas, selecionadas entre 857 inscrições, são de estudantes de Sobradinho (DF), Campos dos Goytacazes (RJ) e João Ramalho (SP).

A Câmara dos Deputados definiu nesta segunda-feira os três projetos de lei selecionados para a edição deste ano da Câmara Mirim, que será realizada em 21 de outubro. São eles:

- Obrigatoriedade do uso de cadeirinhas para crianças em ônibus, da estudante Lorena Gomes Mendes Resende, que cursa a 6ª série da Centro de Educação Nery Lacerda (Sobradinho/DF);

- Construção de canis de adestramento para cães-guia, da estudante Milena Rodrigues Azevedo da Silva, que cursa a 6ª série da Escola Laura Vicunha (Campos dos Goytacazes/RJ); e

- Instalação de bicicletários em prédios e áreas públicas, da estudante Patrícia Bezerra da Rocha, que cursa a 5ª série da Escola Estadual de João Ramalho (João Ramalho/SP).

As propostas, escolhidas entre 857 inscrições de alunos de todo o País, serão discutidas e votadas por cerca de 400 deputados mirins, simulando uma sessão no Plenário Ulysses Guimarães. A principal preocupação dos candidatos a deputados mirins foi a escola, tema de 24% dos projetos apresentados. Outros assuntos de destaque foram o meio ambiente (16%), a família e assistência social (11%) e tratamento de lixo e reciclagem (9%).

Carreira política

Autor de um dos projetos de lei aprovados na Câmara Mirim do ano passado, o estudante de uma escola particular de Brasília João Pedro de Souza Mello, de 13 anos, considera a participação no evento uma experiência única, que contribuiu para seu aprendizado e o ajudou a ter uma visão mais clara do trabalho dos deputados.

Seu projeto proíbe o fumo de cigarros perto de menores de 18 anos em lugares habitualmente frequentados por crianças, como os parques de diversão. "A Câmara Mirim é uma verdadeira aula de cidadania. Depois que participei, tive uma visão mais clara de como funciona a aprovação de um projeto de lei. Isso despertou meu interesse por projetos de lei. Pesquisei e aprendi muito", afirma.

João Pedro ainda tem dúvidas sobre qual profissão seguir, Direito ou carreira política. Ele diz que depois da participação na Câmara Mirim começou a pensar na possibilidade de, futuramente, se candidatar a deputado ou senador.

 

Nova visão

Para o estudante de uma escola pública de São Paulo Richard Santos Oliveira, de 14 anos, a Câmara Mirim o ajudou a conhecer e melhorar a sua visão em relação ao trabalho dos deputados. "A mídia só mostra corrupção. Antes de participar da Câmara Mirim tinha uma visão negativa do trabalho dos deputados", lembra.

A proposta de Richard Oliveira, também aprovada em 2009, obriga a construção de sistema de armazenamento reaproveitamento de água das chuvas em todos prédios públicos a serem projetados.

O estudante diz que o programa "abriu mais janelas para a sua visão" e pensa também em seguir carreira política. "Primeiro, penso em me candidatar a deputado, aprovar novas leis e, quem sabe, futuramente, ser presidente e mudar a imagem do nosso Brasil", sonha.

Fonte: Agência Câmara (27/9/2010)

 

Categorias


Versão para impressão




Assine nossa lista de transmissão para receber notícias de interesse da categoria.