Mulheres têm mais estudo, mas ainda ganham menos que homens, insistem pesquisas


Por: SINAIT
Edição: SINAIT
24/09/2010



Embora as mulheres estudem mais, elas ainda ganham menos que os homens. É o que mostra pesquisa da Agência de Empregos Catho Online, divulgada esta semana. Segundo a pesquisa, o salário médio da mulher, em algumas profissões, teria de subir até 51% para se igualar ao do homem.


As mulheres são a maioria da população, mas ainda são menos numerosas que os homens na população ocupada : 44,4% e a proporção de trabalhadoras com carteira assinada também é menor, muitas delas ainda estão na informalidade.

Outra pesquisa publicada este ano, realizada pelo IBGE, obteve o mesmo resultado.

Abaixo, matérias sobre a pesquisa da Catho Online:



Mesmo pós-graduadas, mulheres ganham até 51% menos que homens

Os salários entre homens e mulheres têm diferenças de até 51%, segundo pesquisa da Catho Online. Mesmo com pós-graduação, as remunerações continuam diferentes. O levantamento envolveu 164 mil entrevistados de 20 mil empresas no país.

Na comparação entre sexos ocupando o mesmo cargo, a pesquisa aponta que os homens ganham mais que as mulheres em todos os níveis, com destaque para a gerência, onde eles ganham, em média, 51,6% a mais que as mulheres, seguido do operacional (50,7% mais) e técnico (37,5% mais).

No cargo de direção, a diferença chega a 35,5% a favor do homem e, no cargo de supervisão, de 32,2%.

Apesar de ainda ganharem menos que os homens, no quesito escolaridade as mulheres possuem indicativos maiores que os eles: 63,7% das mulheres têm ensino superior -- 44,2% são graduadas e 19,5% pós-graduadas. No caso dos homens o percentual é de 55,3% --38% com graduação e 17,3% com pós.

'Mesmo as mulheres se preparando tão bem para o mercado de trabalho, elas ainda possuem salários menores. Observamos grandes diferenças salariais tanto para cargos operacionais como gerenciais, ou seja, as diferenças ainda ocorrem de forma expressiva em vários níveis hierárquicos', aponta Silvana Di Marco, gerente da Pesquisa Salarial.

Fonte: Folha On Line







Fonte: 45graus

Data: 23-09-2010 01:20:00

Mesmo com pós-graduação, mulheres ganham até 51% menos que homens

As mulheres continuam ganhando menos do que os homens em todos os níveis hierárquicos, apesar de alcançarem mais a pós-graduação do que eles, revelou uma pesquisa realizada pela Catho Online e divulgada na terça-feira (21).

De acordo com os dados, elas chegam a ganhar 51,6% menos do que eles, como acontece nos cargos de gerência. Neste caso, a média salarial delas é de R$ 5.089,40 e a deles, de R$ 7.717,70.

“Mesmo as mulheres se preparando tão bem para o mercado de trabalho, elas ainda possuem salários menores. Observamos grandes diferenças salariais tanto para cargos operacionais como gerenciais, ou seja, as diferenças ainda ocorrem de forma expressiva em vários níveis hierárquicos”, diz a gerente da Pesquisa Salarial da Catho, Silvana Di Marco.

Enquanto 19,5% das mulheres são pós-graduadas, a proporção entre os homens é de 17,3%. Um total de 44,2% delas têm graduação, ante 38% deles.

Diferenças salariais

Nos cargos operacionais, as mulheres ganham menos que 50,7% do que os homens. 

Categorias


Versão para impressão




Assine nossa lista de transmissão para receber notícias de interesse da categoria.