Greve de Servidores do MTE recebe apoio internacional


Por: SINAIT
Edição: SINAIT
17/09/2010



Os Servidores Administrativos do Ministério do Trabalho e Emprego – MTE conseguiram o apoio de representantes do serviço público de 32 países que se reuniram na Conferência Interamericana da Internacional dos Serviços Públicos (ISP). A Internacional enviará ofícios ao presidente Lula e ao ministro Carlos Lupi pedindo solução para o impasse instalado que leva à mais longa greve da categoria, que já dura mais de cinco meses.

O Brasil é signatário da Convenção 151 da Organização Internacional do Trabalho – OIT, que prevê a negociação coletiva entre servidores e governo. As negociações com o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão – MP não saíram do lugar e neste momento estão paralisadas. Serviços essenciais à população como a emissão de Carteiras de Trabalho e Previdência Social e o Seguro Desemprego funcionam parcialmente, atendendo a determinação judicial. A categoria aguarda o julgamento do dissídio no Supremo Tribunal Federal – STF, que ainda não tem data determinada. Segundo o Comando Nacional de Greve o movimento segue forte em pelo menos 20 estados e no DF.

Veja nota da Coluna Ponto do Servidor:

16-9-2010 - Jornal de Brasília - Coluna Ponto do Servidor

Apoio internacional

Enquanto não conseguem sensibilizar o Governo Federal a atender suas reivindicações, os servidores do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), em greve há cinco meses, recebem apoio internacional à mobilização da categoria. Representantes de 32 países, presentes à Conferência Interamericana da Internacional dos Serviços Públicos (ISP), realizada em Cartagena das Índias, na Colômbia, se posicionaram a favor do movimento grevista, que busca o cumprimento de acordos e melhores condições de trabalho. A ISP se comprometeu, segundo a Confederação Nacional dos Servidores Públicos Federais, a encaminhar ofícios ao presidente Lula e ao ministro do Trabalho, Carlos Lupi, cobrando solução para o conflito instalado e entre governo e os trabalhadores públicos.

Categorias


Versão para impressão




Assine nossa lista de transmissão para receber notícias de interesse da categoria.