SINAIT participa de assembleia do Fonacate


Por: SINAIT
Edição: SINAIT
16/09/2010



Três novas entidades passam a integrar o Fórum

 

O Fórum Nacional Permanente das Carreiras Típicas do Estado - FONACATE realizou mais uma assembleia nesta terça-feira (14), em Brasília, para deliberar sobre questões de interesse das entidades que o integram. “As carreiras de Estado querem mostrar sua importância e, principalmente, conquistar o seu espaço na interlocução com o governo”, disse o presidente do FONACATE, na abertura da reunião.

 

O representante da campanha do candidato à Presidência da República, José Serra, esteve na reunião e respondeu aos questionamentos dos presentes em relação às propostas do candidato.

 

Na oportunidade, foi entregue a ele a Carta Programa do Fórum elaborada pela entidade para ser entregue aos Presidenciáveis e Parlamentares nas Eleições de 2010. O documento, que também será entregue aos demais candidatos à Presidência e a parlamentares que concorrem a uma vaga no Congresso Nacional, relaciona os principais problemas que afetam o funcionalismo público e, em especial, os pleitos das Carreiras Típicas de Estado.

 

No documento, as entidades com compõem o Fórum afirmam: “O Estado é peça essencial à organização da sociedade. E em um mundo de economias e nações cada vez mais integradas e competitivas, não podemos deixar de reconhecer o papel do Estado para definir o tipo de inserção que teremos e como isso refletirá na qualidade de vida do povo”. 

O Fonacate também irá entregar a carta às candidatas Dilma Rousseff e Marina Silva. Essa oportunidade depende somente da disponibilidade das candidatas.

De acordo com o representante, a pauta elaborada pelo Fórum é de extrema relevância. Ele falou ainda sobre alguns conceitos relativos à campanha e à postura política do candidato José Serra e respondeu as perguntas dos representantes das entidades que abordaram questões como a autonomia funcional das carreiras típicas, reposição dos servidores, cumprimento da Convenção 151 da Organização Internacional do Trabalho – OIT.

 

O vice-presidente do SINAIT, Carlos Alberto Nunes, perguntou ao representante a respeito da opinião do candidato em relação à ratificação da Convenção 151, que estabelece o direito à negociação coletiva para o servidor público e citou a greve dos servidores do judiciário de São Paulo, que se arrasta há vários meses sem uma definição por parte do governo de São Paulo. O representante disse que o candidato considera importante esse mecanismo que permite a negociação direta do governo com os representantes dos servidores públicos, mas sobre a greve do judiciário, não respondeu claramente.

 

Adesão de novas entidades -  Durante a reunião, foi aprovada a proposta de adesão de três novas entidades ao Fonacate, que passa a contar agora com 25 afiliadas. As novas entidades são: Associação dos Funcionários do IPEA – AFIpea, Associação Nacional dos Engenheiros Agrônomos do Incra (Assinagro) e Sindicato Nacional dos Servidores Federais Autárquicos nos Entes de Promoção e Fiscalização do Mercado de Valores Mobiliários (Sindcvm).

 

II Conferência Nacional das Carreiras Típicas de Estado - O Conselho Deliberativo do Fonacate aprovou a criação e o nome dos integrantes da comissão técnico-científica, que ficará responsável pela organização e programação da II Conferência Nacional das Carreiras Típicas de Estado, marcada para os dias 12 e 13 de abril de 2011, no auditório Nereu Ramos da Câmara dos Deputados, em Brasília/DF. A coordenação da comissão ficará sob a responsabilidade de Danilo Ribeiro Miranda, da Unafe.

 

Convite AMB - Jorge Cezar Costa, presidente do FONACATE, comunicou às entidades que o Fórum foi convidado pela Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) para participar do Seminário: “Justiça Previdenciária – Os Rumos da Previdência Pública Brasileira”. O evento será realizado nos dias 14 e 15 de outubro de 2010, no Plaza São Rafael, em Porto Alegre/RS. O encontro vai reunir integrantes das carreiras de Estado, servidores públicos, entidades representativas da sociedade civil e imprensa. O Fonacate deverá indicar palestrantes que possam acrescentar e fomentar os debates do Seminário Justiça Previdenciária.

 

O Fórum deverá se reunir novamente no dia 19 de outubro, quando a Comissão Técnica responsável pela organização da Conferência deverá apresentar uma minuta da programação do evento.

Categorias


Versão para impressão




Assine nossa lista de transmissão para receber notícias de interesse da categoria.