Os AFTs Franklin Rabelo e Marcelino Rodrigues, membros da Coordenação Regional de Inspeção do Trabalho Portuário e Aquaviário da SRTE/CE, interditaram o canteiro de obras próximo ao Porto do Pecém em Fortaleza (CE), onde um trabalhador de 47 anos foi morto. O acidente ocorreu quando José Edvaldo Bezerra realizava serviço de soldagem e foi atingido por uma barra de ferro.
O canteiro de obras, de acordo com o laudo dos AFTs, apresentava grave e iminente riscopara os trabalhadores, contrariando as Normas Regulamentadoras, que estabelecem as medidas a serem adotadas em locais como esse, garantindo a segurança e saúde do trabalhador.
Segundo dados divulgados pelo Ministério da Previdência, o número de acidentes de trabalho, ocorridos no Estado do Ceará, aumentou 68% entre os anos de 2006 e 2008 muito acima do crescimento registrado em todo o País.
Abaixo, matérias sobre o acidente:
Acidente mata um operário no Porto do Pecém
A Capitania dos Portos nada soube informar, exceto que o evento não teria ocorrido na área operacional do terminal
Na manhã de ontem, veio a óbito, no canteiro de obras da Construtora Marquise, que executa projetos dentro do Terminal Portuário do Pecém, o soldador José Edvaldo Gomes Bezerra, 47 anos. Segundo testemunhas, o trabalhador foi atingindo por uma barra de ferro que despencou e o atingiu nas pernas, que quase foram decepadas.
De acordo com a assistente social do Hospital Municipal Abelardo Gadelha, em Caucaia, Marilac Oliveira, a vítima chegou à unidade por volta do meio-dia, mas, pela gravidade do acidente, não conseguiu resistir e morreu às 13 horas. "O fato foi caracterizado como acidente de trabalho, dentro do próprio local. Ele chegou aqui em uma ambulância do município de São Gonçalo, que fez o socorro no Porto do Pecém".
A assistente social informou, ainda, que o trabalhador residia no bairro Arianópolis, em Caucaia. "Ele chegou aqui acompanhado do filho e de outras pessoas. Por ser considerada morte violenta, tivemos que encaminhar o corpo para o Instituto Médico Legal (IML)", explicou.
José Edvaldo era funcionário da empresa Jato Clean, que prestava serviços para a Marquise. No IML, estava o filho da vítima, acompanhado de uma mulher, representante da empresa terceirizada. Nenhum quis se identificar ou prestar esclarecimentos sobre o ocorrido. A única declaração dada por ela foi que a empresa só se manifestaria após o laudo do IML, que previsto para sair no início da madrugada de hoje.
Construtora
Quando procurada pela equipe de reportagem, a assessoria de comunicação da Marquise confirmou apenas que o funcionário trabalhava para a Jato Clean, a qual foi contratada pela empresa TSA, fornecedora da Marquise. Comunicou, também, que o acidentado não estava trabalhando diretamente na obra de ampliação do Porto.
O celular do presidente da Jato Clean, cujo nome não foi informado, encontrava-se desligado até o fechamento desta edição. Um engenheiro da empresa, procurado pela reportagem, afirmou "não ter nada a dizer" e também não deu qualquer informação adicional.
Já a Capitania dos Portos do Ceará afirmou, por meio de sua assessoria de comunicação, não ter nenhum dado sobre o caso, limitando-se a informar que o acidente não teria ocorrido na área operacional do porto, mas sim num canteiro de obras da Construtora Marquise.
Estatísticas
Segundo os dados do Ministério da Previdência Social, o número de acidentes de trabalho, no Ceará, aumentou 68% entre os anos de 2006 e 2008.
Em todo o País, o crescimento, no mesmo período, foi de 45,9%. Em 2006, no Ceará, foram registrados 5.965 acidentes dessa natureza. Já em 2008, o número de ocorrências saltou para 10.025. O Ministério registrou, ainda, em 2008, um total de 53 óbitos decorrentes de acidentes de trabalho, 18 dos quais, cerca de um terço, ocorridos em Fortaleza.
THAYS LAVOR
REPÓRTER
Homem morre em acidente em canteiro de obras no porto do Pecém
Acidente aconteceu nesta terça-feira, 31. Um homem morreu e outro ficou gravemente ferido
31/08/2010 17:46
Uma pessoa morreu em acidente no canteiro de obras de empresa terceirizada do lado de fora do Porto do Pecém nesta terça-feira, 31. Aproximadamente 50 operários trabalham na empresa, do ramo de metais e barras de ferro.
A vítima fatal foi identificada como José Edvaldo Gomes, 47, que trabalhava com solda no momento do acidente. Uma barra, sustentada por outras duas barras de ferro, desabou nas pernas do operário, que quase foram decepadas. Ele chegou a ser socorrido por uma ambulância de São Gonçalo do Amarante e levado ao Hospital Municipal de Caucaia, mas não resistiu. Outra pessoa ficou gravemente ferida no acidente.
A empresa afirmou que só emitirá pronunciamento após o resultado da perícia ser concluído.
Redação O POVO Online