Por Solange Nunes, com informações de SRTs e DSs
Edição: Nilza Murari
Cerca de 10 mil pessoas, entre jovens, profissionais de diversas áreas e servidores públicos participaram de eventos com palestras ministradas por Auditores-Fiscais do Trabalho, médicos e terapeutas em alusão ao Dia Internacional de Prevenção às Lesões por Esforços Repetitivos – LER/DORT, no dia 5 de março, em todas as Superintendências Regionais do Trabalho – SRTs. A coordenadora nacional das ações estratégicas é Sebastiana Batista, superintendente da SRT/GO.
Em Goiânia (GO), a Auditora-Fiscal do Trabalho Jacqueline Carrijo falou sobre ergonomia; em Belo Horizonte (MG), o médico e Auditor-Fiscal do Trabalho Airton Marinho da Silva explicou a importância de prevenir LER/DORT decorrentes de inadequadas condições de trabalho. Em São Luís (MA), o Auditor-Fiscal do Trabalho Lourival da Cunha Souza abordou a Norma Regulamentadora nº 17, parâmetros de adaptação das condições de trabalho às características psicofisiológicas dos trabalhadores. Em Nata (RN), o Auditor-Fiscal do Trabalho e doutor em ergonomia Moizés Martins Júnior enfatizou que o cuidado ergonômico reduz lesões e diminui o adoecimento dos trabalhadores.
De acordo com os palestrantes, as Lesões por Esforços Repetitivos e os Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho – LER/DORT são as doenças que mais afetam os brasileiros no local de trabalho. A constatação é do estudo Saúde Brasil 2018, do Ministério da Saúde. Os dados são do Sistema de Informação de Agravos de Notificação – Sinan. O levantamento aponta que entre os anos de 2007 e 2016, 67.599 casos de LER/DORT foram notificados à pasta. Neste período, o total de registros cresceu 184%, passando de 3.212 casos em 2007 para 9.122 em 2016. Já a Pesquisa Nacional de Saúde – PNS, realizada pelo IBGE, mostrou que em 2013, mais de 3,5 milhões de trabalhadores disseram ter sido afetados por doenças laborais desse tipo. Tanto o volume quanto o aumento nos casos sinalizam alerta em relação à saúde dos trabalhadores.
Fiscalização do trabalho
A Auditoria-Fiscal do Trabalho é responsável pela fiscalização da Saúde e Segurança do Trabalhador, visando identificar os perigos ocupacionais existentes no meio ambiente laboral, os fatores de potencialização de doenças, com o objetivo de eliminar ou reduzir a exposição dos empregados aos riscos ou perigos ocupacionais que possam causar doenças, incapacidades e mortes.
Ações estratégicas
Além do esforço concentrado para realizar as palestras sobre LER/DORT em um único dia em todo o País, outras ações semelhantes estão previstas no decorrer do ano de 2020. Os eventos fazem parte das estratégias de fortalecimento da imagem institucional da Secretaria do Trabalho e têm por objetivo aproximar e divulgar as atividades desempenhadas nas Superintendências Regionais. Os temas selecionados são de interesse público e podem, além de informar, alertar os trabalhadores sobre as melhores condutas em ambiente laboral.