MCCE analisa projetos que reduzem participação social e das mulheres na política


Por: SINAIT
Edição: SINAIT
18/04/2019



Por Solange Nunes


Edição: Nilza Murari


Os dirigentes do SINAIT Benvindo Soares e Hugo Moreira participaram da reunião do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral – MCCE, que o Sinait integra, nesta quarta-feira, 17 de abril, no auditório do Plenário Alberto Simonetti Cabral, no edifício OAB, em Brasília (DF). Na pauta, análises do Projeto de Combate a Desinformação – fake news – nas Eleições de 2020, do Projeto Código de Defesa do Eleitor, entre outros temas.


Os integrantes do movimento mostraram-se preocupados com as iniciativas do governo federal em enfraquecer as representações sindicais e sociais. Eles acreditam que é importante ações para o fortalecimento das redes e dos movimentos sociais.


Demonstraram apreensão também com as deliberações que prejudicam a democracia como o Projeto de Lei nº 1.321/2019, que trata de autonomia dos partidos políticos, do deputado federal Elmar Nascimento (DEM/BA), e com o PL 1.256/2019, sobre o fim das cotas femininas para mulheres na política, do senador Ângelo Coronel (PSD/BA). Além dos PLs, com o Decreto 9.759/2019, que extingue diversos conselhos com participação da sociedade.


De acordo com Hugo Moreira, as propostas citadas enfraquecem decisões democráticas. “São matérias e decisões que ameaçam a participação social no Parlamento e nas esferas sociais”. Argumentou que as entidades estão organizadas e vão contrapor-se a essas ideias. “Vamos resistir. O SINAIT atua pelos direitos dos trabalhadores brasileiros e pelo bem social das pessoas”.

Categorias


Versão para impressão




Assine nossa lista de transmissão para receber notícias de interesse da categoria.