Diretores do SINAIT participaram nesta terça-feira (4), em Brasília, do Pré-lançamento da Conferência Nacional de Emprego e Trabalho Decente promovida pelo MTE em parceria com a OIT. O ministro Carlos Lupi presidiu a cerimônia que contou com a participação de outros Ministros de Estado que compõe o Comitê Executivo da Agenda Nacional de Trabalho Decente, membros do Grupo de Trabalho, além de Secretários do MTE, Superintendentes Regionais do Trabalho e Emprego, membros do grupo de trabalho.
Durante o evento foi apresentado o Plano Nacional de Emprego e Trabalho Decente, que tem entre suas metas e prioridades a erradicação do trabalho escravo e eliminação do trabalho infantil, em especial, em suas piores formas. O documento é fruto do Grupo de Trabalho (GT) da Agenda Nacional de Trabalho Decente que conta com uma participação tripartite: representantes do governo, dos empregadores e dos trabalhadores. As metas foram divididas em duas etapas; uma que deverá ser atingida até 2011 e outra até 2015.
Na quarta-feira, segundo dia do evento, foram debatidos temas como Geração de mais e melhores empregos: avanços e desafios; Trabalho Infantil e Trabalho Escravo: desafios da erradicação e Fortalecimento do Diálogo Social e da Proteção. A Secretária de Inspeção do Trabalho, Ruth Vilela, participou como expositora do painel “Trabalho Infantil e trabalho Escravo: desafios da erradicação”, ao lado do ministro da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, Paulo Vanucchi.
O Plano Nacional de Emprego e Trabalho Decente tem por finalidade contribuir com os objetivos de redução da pobreza e promoção do desenvolvimento equitativo, inclusive sustentável, em conformidade com pilares do trabalho decente da OIT e prioridades da Agenda Nacional de Trabalho Decente.