Trabalho escravo na indústria da moda no Brasil

Trabalho escravo na indústria da moda no Brasil

O livro “Trabalho escravo na indústria da moda no Brasil” apresenta a história da atuação da fiscalização do trabalho no enfrentamento ao trabalho análogo ao de escravo na indústria da moda, um dos maiores setores econômicos do País, que está inserido numa cadeia produtiva global ainda maior.

Pelo livro, é possível entender como se iniciou a fiscalização nas oficinas de costura da cidade de São Paulo, em que predominam trabalhadores estrangeiros, indocumentados, muitos deles vítimas de tráfico de pessoas.

Organizada pelos auditores-fiscais do Trabalho Lívia Ferreira e Renato Bignami, a obra foi concebida a partir de pesquisa histórica realizada nos arquivos do Programa Estadual de Combate ao Trabalho Escravo da Superintendência Regional do Trabalho em São Paulo. Esse programa teve início em 2010 com a criação de Grupo de Trabalho integrado por auditores-fiscais do Trabalho.

A publicação conta com apresentação do presidente do Sindicato, Bob Machado, e prefácio da delegada sindical do Sinait em São Paulo, Ana Palmira Arruda Camargo, que foi chefe de Fiscalização em São Paulo no início das atividades de combate ao trabalho escravo na indústria da moda.

E traz ainda os anais do evento que celebrou os dez anos do Pacto Contra a Precarização e pelo Emprego e Trabalho Decentes em São Paulo.

É possível conferir o livro nas versões em português, inglês e espanhol.

Compartilhe: